• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Maestro Roberto Schnorrenberg (1929-1983) : análise histórico-musicológica de sua atuação como outsider na Sociedade Pró-Música de Curitiba no período de 1964 - 1982

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_PATRICK_KONDLATCH.pdf (2.390Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Kondlatsch, Patrick Carlos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Roberto Schnorrenberg (1929-1983) foi maestro, compositor e produtor cultural brasileiro que atuou na cena musical curitibana entre os anos de 1964 e 1982. Apesar de participar expressivamente do contexto musical da cidade, principalmente em parceria com a Sociedade PróMúsica de Curitiba, Schnorrenberg não foi reconhecido como personagem relevante à história da música de concerto na capital paranaense. Este trabalho pretende apresentar o legado cultural deixado pelo maestro a Curitiba e assimilar possíveis causas para seu esquecimento histórico, bem como as interações sociais entre Schnorrenberg, a burguesia curitibana e o público participante da cena artística da cidade. Aplica-se pesquisa documental a partir de fontes localizadas em acervos inativos, documentação não-catalogada e trabalhos acadêmicos anteriores que abordam o mesmo tema sob enfoque histórico-musicológico
     
    Abstract : Roberto Schnorrenberg (1929-1983) was a Brazilian conductor, composer and cultural producer who worked in the Curitiba music scene between 1964 and 1982. Despite participating significantly in the city's musical context, specially in partnership with Sociedade Pró-Música de Curitiba, Schnorrenberg was not recognized as a relevant character in the history of the capital of Paraná's concert music. This work intends to rescue the cultural legacy left by the conductor to Curitiba and to assimilate what would be possible causes for its historical neglect, and also the social interactions between Schnorrenberg, the musical bourgeoisie and the art-consuming public of the city. Documentary research is applied from sources located in inactive collections, noncataloged documentation and previous academic works that address the same theme under historical-musicological approach
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86076
    Collections
    • Licenciatura [62]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV