• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Bacharelado
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Bacharelado
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Indícios de protesto em Mississippi Goddam na música e na performance de Nina Simone

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_LUCAS_CHEVALIER_SANTOS.pdf (1.768Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Santos, Lucas Chevalier
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo explorar os indícios de protesto na música e na performance de Nina Simone, mais especificamente na canção Mississippi Goddam e em quatro de suas apresentações ao vivo dessa canção. Serão analisados elementos da performance musical de Nina Simone que explorem os traços de protesto, assim como a análise da letra no contexto de uma mulher negra que viveu numa sociedade racista. Além disso, será feito um recorte da história de Nina Simone, mostrando parte de sua vida pessoal como também parte de sua vida na música e sua relação com o racismo durante os anos 60. Pretende-se apresentar uma breve contextualização sócio-cultural nos Estados Unidos particularmente a partir dessa perspectiva. O corpo da pesquisa consiste numa análise de elementos que configuram uma performance musical, mostrando como a artista incorpora esses elementos em sua atuação em cena
     
    Abstract : The main goal of the research work hereby presented is to investigate traces of protest regarding the music and the performance of Nina Simone. For this purpose, four live presentations of the song Mississippi Goddam will be accessed. Specific elements of these performances will be analyzed, as well as music and lyrics, taking in consideration the standpoint of a black woman living in a racist society. Certain aspects of the singer’s personal and professional life as a musician and her relation with racism will be highlighted. Racism in the United States during the 60s will be contextualized and the analysis proposed will explore elements which configure a musical performance in the sense of an artist who incorporates, as composer and performer, the echoes of the context where she leaves
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86075
    Collections
    • Bacharelado [59]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV