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dc.contributor.advisorPitre-Vásquez, Edwin Ricardo, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorDias, Lucas Edgar Paulapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T12:02:17Z
dc.date.available2024-01-18T12:02:17Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86071
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquezpt_BR
dc.descriptionMonografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Santo Daime é uma prática religiosa fundada por Raimundo Irineu no meio da floresta amazônica do Brasil, durante a década de 1930. Ele e seus seguidores produziram e seguem produzindo uma vasta coleção de hinos que são executados durante as cerimônias dessa religião. Os membros do Santo Daime acreditam que os hinos não são compostos, mas, sim, recebidos de fontes espirituais, conferindo a eles o aspecto de escritura sagrada. Desde a sua criação, essa prática religiosa mudou e se adaptou a ambientes muito diferentes das florestas nas quais foi fundada. Esta monografia é o relatório de um estudo de caso. O objetivo deste estudo foi descobrir de que forma opera a influência dos contextos culturais, sociais e tecnológicos do ambiente urbano no processo de criação e produção dos hinos. Para isso, analisei uma série de hinos recebidos pelo dirigente de um centro espiritual do Santo Daime em Curitiba. Foram realizadas transcrições dos sons, observações das performances e uma entrevista com o autor dos hinos. Essas informações foram comparadas com hinos antigos e pesquisas de outros autores sobre o temapt_BR
dc.description.abstractAbstract : Santo Daime is a syncretic religion founded by Raimundo Irineu Serra among the Brazilian Amazon Rainforest, in the 30s. He and his followers created, and keep on creating, an immense hymns collection executed during the rituals of this religion. The neophytes of this religion believe that the hymns are not composed, but that they are received from spiritual sources. Thus, they conceive to the hymns a sacred scripture role. Since its creation, Santo Daime changed and adapted to very different environments from the ones where it once started. This monography is a report about a comparative case study, on which the objective was to uncover on what way the influence of the modern culture, society and technology acts on the creative process of the hymns. To achieve that, I analyzed a series of hymns received by the leader of a Santo Daime spiritual center located at Curitiba. Transcriptions of the sounds, observations of the performances and an interview with the author were compared with older hymns and researches on the subjectpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSanto Daimept_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectHinos religiosospt_BR
dc.titleUm estudo de caso sobre a influência do ambiente urbano no processo de recebimento dos hinos do Santo Daimept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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