Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorDeina, Rafael Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T12:00:24Z
dc.date.available2024-01-18T12:00:24Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86070
dc.descriptionOrientador: Dr. Guilherme Romanellipt_BR
dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho teve como objetivo investigar o processo de didatização do cavaquinho. Para tanto, foi realizada uma entrevista com o autor Henrique Cazes e uma análise técnica do seu livro didático Escola Moderna do Cavaquinho. O trabalho inicia com alguns esclarecimentos acerca do processo de pesquisa e produção de material didático e é seguido por um breve resumo histórico do cavaquinho e suas formas de ensino e aprendizagem. Ao final é abordado o conteúdo do método e discutida a entrevista concedida por Cazes para este trabalho. Desse cruzamento de informações alguns apontamentos foram possíveis. Como resultado, pode-se afirmar que o processo de didatização do cavaquinho aconteceu de maneira lenta devido a questões de preconceito com o instrumento e gêneros musicais aos quais ele estava ligado. O processo de didatização do cavaquinho que culminou no Escola Moderna do Cavaquinho está diretamente ligado à trajetória musical e atividade docente de Henrique Cazes. O método aborda a história do instrumento, organologia, notação musical por partitura, cifra, exercícios técnicos, formação de acordes, recursos interpretativos, ritmos e repertório para solo no instrumento, tornando-o muito relevante para o ensino e aprendizagem do instrumentopt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present work aimed to investigate the didactisation process of the cavaquinho. To do so, an interview was carried out with the author Henrique Cazes and a technical analysis of his textbook Escola Moderna do Cavaquinho was made. The paper begins with some clarifications about the research and production process of teaching material and is followed by a brief historical summary of the cavaquinho and its ways of teaching and learning. At the end, the content of the method is approached and the interview conceded by Cazes for this paper is discussed. As a result, it can be said that the process of didacticization of the cavaquinho happened slowly due to issues of prejudice with the instrument and musical genres to which it was linked. The didactisation process of the cavaquinho that culminated into Escola Moderna do Cavaquinho is directly connected to the musical trajectory and teaching activity of Henrique Cazes. The method covers the instrument's history, organology, musical notation by score, cipher, technical exercises, chord formation, interpretive resources, rhythms and repertoire for solo in the instrument, making it very relevant for teaching and learning the instrumentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectCavaquinho - Métodospt_BR
dc.subjectInstrumentos musicaispt_BR
dc.titleA didatização de um instrumento musical de tradição oral : uma análise do método Escola moderna do cavaquinho de Henrique Cazespt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples