dc.contributor.advisor | Azevedo, Francisco Gonçalves de, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Gevaerd, Franco de Nicolai Petrovsky | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T11:51:39Z | |
dc.date.available | 2024-01-18T11:51:39Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86065 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Francisco Gonçalves de Azevedo | pt_BR |
dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A crítica musical e os historiadores da música pop elegem o grupo britânico The Beatles como um dos conjuntos musicais mais influentes da música pop. Tal análise se dá, entre outros fatores, pelo sucesso comercial de diversas canções do grupo. Por meio de análise de 12 canções do grupo que atingiram o primeiro lugar nas principais paradas musicais do mundo, o objetivo deste trabalho foi o de verificar se há características estruturais da música comuns nos arranjos dessas faixas que permitiriam a identificação de uma "fórmula estrutural" associada à produção musical delas. Este trabalho se justifica por promover uma análise e por fomentar o debate em relação a estruturação e a utilização dos elementos formais na produção musical de músicas pop. Concluiu-se que é possível identificar uma fórmula limitada a determinados elementos formais e estruturais das canções analisadas. O método utilizado foi o de análise | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : Music critics and pop music historians elect the British musical group The Beatles as one of the most influential in the history of pop music. This is due, among other factors, to the commercial success of many of the group's songs. Through analysis of 12 of their songs that have reached the first position on the main record charts in the world, it is questioned in this work whether there is a set of musical characteristics common to such songs that would allow one to identify a "formula" in their music production and arrangements. This work is justified because analyses and promotes a debate in relation to the structure and use of formal elements in the musical production of pop music. It was concluded that it is possible to identify a formula limited to certain formal and structural elements of the analyzed songs. The method used was analysis | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Beatles (Conjunto musical) | pt_BR |
dc.subject | Arranjo (Musica) | pt_BR |
dc.subject | Música - Produção | pt_BR |
dc.title | A "formúla Beatles" : os arranjos e a produção musical ds principais músicas de sucesso do grupo | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |