Correlações entre a prática instrumental e o desempenho de estudantes em disciplinas de estruturação musical em um curso de graduação em música
Resumo
Resumo : O objetivo desta pesquisa foi verificar a correlação entre o desempenho de estudantes matriculados em disciplinas teóricas de estruturação musical de um curso superior de música e o número de horas em que esses estudantes passaram por situações de prática instrumental ao longo deste mesmo curso. Para isto, foi feito um estudo correlacional em que 41 estudantes responderam a um questionário sobre seus hábitos de estudos formais de música, audição musical e suas práticas instrumentais e, em seguida, participaram de um teste que continha 13 questões sobre estruturação musical (harmonia e percepção musical). Um teste de Pearson foi empregado para calcular a correlação entre o número de horas de prática instrumental relatadas pelos estudantes no questionário e os escores obtidos por eles no teste aplicado. Os resultados mostraram que os participantes que relataram terem um maior número de horas de prática instrumental individual acumuladas obtiveram melhores pontuações no teste. A principal conclusão retirada do estudo foi a de que há uma correlação moderada e positiva significativa entre o número de horas de prática instrumental e o desempenho acadêmico nas disciplinas de harmonia e percepção no curso investigado. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para reflexões e debates sobre melhorias no curso, bem como fornecer um feedback aos professores sobre o pensamento musical dos discentes. Além disso, esta pesquisa trouxe uma contribuição importante para os campos da cognição e da educação musical ao apresentar dados que fomentam debates sobre os projetos pedagógicos de cursos superiores em música no Brasil Abstract : The purpose of this research was to verify the correlation between the performance of students enrolled in theoretical disciplines (i.e, harmony and perception) in a university music course and the number of hours in which these students spent in situations of instrumental practice throughout this same course. A correlational study was carried out in which 41 students answered a questionnaire about their habits of formal music studies, musical listening and their instrumental practices and then participated in a test that contained 13 questions about harmony and musical perception. A Pearson test was used to calculate the correlation between the number of hours of instrumental practice reported by students in the questionnaire and the scores obtained by them in the applied test. Results showed that participants who reported having accumulated a greater number of hours of individual instrumental practice had better scores on the test. The main conclusion drawn from the study was that there is a significant and moderate positive correlation between the number of hours of instrumental practice and academic performance in the disciplines of harmony and perception in the investigated course. It is hoped that this research may contribute to reflections and debates about improvements in the course, as well as providing feedback to teachers about students' musical thinking. Furthermore, this research made an important contribution to the fields of music cognition and music education by presenting data that foment debates on pedagogical projects of higher education courses in music in Brazil
Collections
- Bacharelado [59]