Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorZanotti, Ana Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T11:27:49Z
dc.date.available2024-01-18T11:27:49Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86061
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanellipt_BR
dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As articulações interdisciplinares nos métodos de ensino estão previstas nos documentos oficiais brasileiros de orientação educacionais e curriculares. A interdisciplinaridade, como busca de um conhecimento unitário e totalizante do mundo, tem sido analisada e explorada por diversos autores. Aplicadas às linguagens visuais e sonoras, como se dariam essas convergências? Como os músicos, pintores; artistas no decorrer da história exploraram essa correlação? Sob a perspectiva da arte-educação, a proposta desta pesquisa é realizar uma análise sobre as inter-relações entre Artes Visuais e Música tratadas no livro Todas as artes PNLD 2018 para Ensino Médio, buscando compreender o que há em comum, não apenas entre as práticas artísticas ou entre os produtos acabados, mas entre os aspectos formais, históricos, composicionais e culturais que os tornam possíveis. O método utilizado foi um estudo de levantamento e análise documental, respaldado na metodologia de análise do conteúdopt_BR
dc.description.abstractAbstract : The interdisciplinary articulations in the teaching methods are foreseen in the official Brazilian educational and curricular guidance documents. The interdisciplinarity, as a search for a unitary and totalizing knowledge of the world, has been analyzed and explored by several authors. Applied to visual and sound languages, how would happen these convergences? How have musicians and painters; the artists throughout history explored this correlation? From the perspective of arteducation, the purpose of this research is to perform an analysis about the interrelationships between Visual Arts and Music addressed on the book All the Arts PNLD 2018 to High School, aim at to understand what there is in common, not only between artistic practices or among finished products, but between the formal, historical, compositional and cultural aspects that make them possible. The method used to carry out this work was a survey and documental analysis study, supported by a methodology of the content analysispt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsica - Livros didaticospt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.titleA inter-relação entre as Artes Visuais e a Música no livro Todas as artes PNLD 2018 para o Ensino Médiopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples