dc.contributor.advisor | Chueke, Zélia, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Santos, Aline Paula dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T11:13:37Z | |
dc.date.available | 2024-01-18T11:13:37Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86056 | |
dc.description | Orientadora: Dra. Zélia Chueke | pt_BR |
dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa aborda o estudo quotidiano dos organistas que se dedicam especificamente à performance musical no órgão de tubos e não têm meios de acessá-lo para os seus estudos diários. O objetivo geral deste trabalho de conclusão de graduação é investigar como estes músicos lidam com esta realidade, organizando o estudo entre um instrumento secundário e o órgão de tubos. Introduzindo brevemente o órgão de tubos sob a perspectiva da história da música e considerando particularmente sua inserção no contexto musical no Brasil, propõe-se neste documento de pesquisa uma análise das vantagens e desvantagens da escolha feita por estes instrumentistas levando em conta as adaptações que se impõem constantemente, além de um levantamento de dados acerca de como aproveitar da prática em um segundo instrumento tendo em vista a execução final no órgão de tubos propriamente dito. Esta pesquisa se justifica pela possibilidade de partilha de experiências que possa auxiliar organistas iniciantes ou mesmo mais experientes que enfrentam dificuldades semelhantes. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o estudo de levantamento como método, buscando apoio nos conceitos de construção e análise de discurso e análise da prática. Conclui-se que o processo de adaptação é inerente ao ofício dos organistas que participaram da pesquisa, os quais desenvolvem estratégias de estudo que facilitam o processo | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The research work hereby presented approaches organists’ daily practice, mainly considering musical performance in the pipe organ and the fact that they do not have means to access the instrument. Therefore, the main goal of this undergraduate final paper is to explore logistics adopted by organists divided between an alternative keyboard instrument and the pipe organ. Briefly introducing the pipe organ from music history’s perspective – particularly considering its insertion in the Brazilian musical context – an analysis is proposed, exploring organists’ choices’ advantages and disadvantages as well as the necessary adjustements. Specific data was obtained via survey questionnaire about how to profit from the practice on a second instrument in view of a ideal execution on the pipe organ. This research is justified by the possibility of sharing experiences that may inspire beginners or even experienced organists who deal with similar situations. For this purpose, the resource of the survey study proved to be the more adequate, supported by concepts such as discours’ construction and analysis as well as practice analysis. Results show that the adjusting process is inherent to the interviewed organists’ universe, where the development of individual strategies proves to be essencial | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Concertos (Orgão) | pt_BR |
dc.subject | Prática musical | pt_BR |
dc.subject | Órgão (Instrumento musical) | pt_BR |
dc.title | O processo de adaptação no estudo diário dos organistas entre o órgão de tubos e outros instrumentos de teclado | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |