• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As dimensões sociocrítica-cultural como uma possibilidade de empoderamento matemático

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    R G NATALIA HOFFELDER DA COSTA.pdf (2.750Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Costa, Natalia Hoffelder da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho tem por objetivo investigar como a utilização das tendências teórico-metodológicas Educação Matemática Crítica e Modelagem Matemática em uma perspectiva sociocrítica podem impactar nas aulas de Matemática. A utilização dessas metodologias tem por finalidade permitir que os alunos possam analisar criticamente situações presentes em suas vidas e agir de forma direta na sociedade atual promovendo a justiça social e fazendo pleno exercício da cidadania. Almeja-se que seja alcançado o empoderamento matemático e social do aluno, isto é, que ele detenha o poder não só da linguagem matemática, mas também o poder de questionar, criar e entender problemas, julgar e argumentar sendo assim mais ativo na sociedade. No projeto, a partir do conceito de STEM, Sciences, Tecnology, Engineering and Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) que é entendido como capacidade de analisar e ter uma visão crítica do que está presente no mundo, os alunos desenvolveram trabalhos onde analisaram matematicamente um problema oriundo de uma questão social e cultural levantada por eles. Baseando-se na Educação Matemática Crítica que busca trabalhar conteúdos matemáticos de forma reflexiva, questões sobre os temas foram levantadas para que assim os alunos pudessem desenvolver em aulas de Matemática seu senso crítico e de cidadania. Este trabalho apresenta os relatos dos encontros com as turmas, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e uma análise da experiência obtida na sala de aula ao desenvolver a Matemática de forma reflexiva e crítica
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86016
    Collections
    • Matemática [77]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail