Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos Junior, Roberto Ribeiropt_BR
dc.contributor.otherGodoy, Elenilton Vieira, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorMenegusso, Letíciapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-16T13:52:19Z
dc.date.available2024-01-16T13:52:19Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86006
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Roberto Ribeiro Santos Juniorpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Coorientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoypt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo deste trabalho é analisar como os temas evasão escolar, abandono escolar e fracasso escolar tem sido abordado nos trabalhos de mestrado e doutorado no Brasil. Para a realização do trabalho utilizamos o banco de dados da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD como ferramenta de procura. Catalogamos 81 trabalhos, os quais foram analisados de forma qualitativa. Mais precisamente, analisamos os objetivos, a metodologia e as conclusões, assim como os sentidos de escola, de evasão e abandono escolar adotados. Embora feito de forma qualitativa, buscamos quantificar, quando possível, os fatores já citados e relacionar os dados obtidos aos referenciais teóricos. Utilizamos como base neste trabalho, a saber, Patto [1999], Charlot [2000] e documentos oficiais, como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de diretrizes e Bases- LDB 9394/96. Durante estas análises, identificamos que algumas teses e dissertações tratam o fracasso escolar de forma generalizada, mesmo que os principais referenciais do tema, como Patto [1999] e Charlot [2000], ressaltem a importância de considerar o máximo de características possíveis sobre a escola, os alunos, a região, entre outros parâmetros. Foi possível perceber a partir do mapeamento feito que a maioria dos trabalhos analisados tem o objetivo entender os processos do fracasso, evasão e abandono escolar. Contudo muitos autores não definem um sentido para estes processos nos seus textos - o que não era o esperado. Por meio dos referenciais teóricos fomos capazes de entender o desenvolvimento do fracasso escolar do início das primeiras discussões no Brasil até os dias atuais. O estudo teórico foi capaz de fornecer mecanismos que facilitaram o entendimento acerca do desenvolvimento da escola pública em nosso país, e a compreensãao dos discursos, e a intencionalidade deles, adotados pela sociedade brasileira no decorrer dos anos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The objective of this work is to analyze how the subjects dropout, dropout and school failure have been addressed in master's and doctoral studies in Brazil. For the accomplishment of the work we use the database at Brazilian Library of Theses and Dissertations - BDTD as search tool. We cataloged 81 papers, which were analyzed qualitatively. More precisely, we analyze the objectives, methodology, and conclusions of these works as well as the sense of school, school dropout and dropout that were adopted. Although it is done in a qualitative way, we try to quantify when possible the factors already cited and to relate the data obtained to the theoretical references used as basis in this work, namely Patto [1999], Charlot [2000] and ocial documents, such as the Federal Constitution of 1988 and the Law of Directives and Bases - LDB 9394/96. During these analyzes, we identied that some theses and dissertations treat school failure in a generalized way, even though the main references of the theme, namely, Patto [1999] and Charlot [2000], point out the importance of considering as many characteristics as possible about school, students, the region, among others. It was possible to perceive from the mapping that most of the analyzed works have the bias of understanding the processes of failure, avoidance and dropping out of school. However, many authors do not dene a meaning for these processes in their texts - which was not what was expected. Through the theoretical references we were able to understand the arise of school failure from the beginning of the rst discussions in Brazil until currently to the present day. The theoretical study was able to provide mechanisms that facilitated the understanding about the development of the public school in our country, and the understanding of the discourses, and the intentionality of them, adopted by Brazilian society over the yearspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPesquisa bibliograficapt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.titleMapeamento e análise de teses de doutorado e dissertações de mestrado sobre os temas evasão escolar, abandono escolar e fracasso escolarpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples