Dificuldades de alunos do 1º ano do ensino médio na resolução de problemas matemáticos
Resumo
Resumo : Esta pesquisa teve o objetivo de identificar dificuldades de alunos do 1º ano do Ensino Médio, num colégio estadual de Curitiba, diante da resolução de problemas matemáticos envolvendo o conteúdo de funções do primeiro grau. O estudo trata de uma pesquisa de campo, realizada sob o contexto do estágio supervisionado obrigatório, que envolveu a observação participante em cinco turmas do 1º ano do Ensino Médio num colégio estadual de Curitiba, e contou com a aplicação de um teste contendo quatro problemas sobre função do primeiro grau para 25 alunos de uma dessas turmas. Seguindo as etapas de Polya (1995) foram desenvolvidos os seguintes critérios para analisar os desempenhos dos alunos: correto, parcialmente correto, errado, inconsistente e não fez, de modo que, por exemplo, a resolução foi considerada correta se foi possível perceber que ele compreendeu corretamente o problema (etapa 1), estabeleceu um plano coerente com o que estava proposto (etapa 2) e executou corretamente esse plano (etapa 3). Após a atribuição do desempenho para cada uma das soluções foi feita uma análise dentro das dificuldades presentes em cada uma das etapas. Através dessa análise foi constatada que a maior dificuldade dos alunos está relacionada com a assimilação do conceito de função. Abstract : The objective of this research is to identify difficulties of high school first year students, from a state school in Curitiba, facing mathematical problems involving functions of first degree functions. This is a field research conducted in the supervised internship that involved the observation in five classes of high school first year students, from a state school in Curitiba, included the application of a test containing four problems about first degree functions applied to 25 students in this class. Following the steps of Polya (1995) criteria were developed to analyze student performance: correct, partially correct, wrong, inconsistent and blank. For example, the resolution was considered correct if it could be seen that he correctly understood the problem (step 1), established a plan consistent with what was proposed (step 2) and correctly executed that plan (step 3). After assigning the performance for each of the solutions, an analysis was made within the difficulties present in each of the steps. Through this analysis it was found that the difficulty of the students is related to the assimilation of the concept of function.
Collections
- Matemática [72]