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dc.contributor.advisorHonesko, Vinícius Nicastro, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorModzelewski, Alloma Noara Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-03T16:31:18Z
dc.date.available2024-01-03T16:31:18Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85916
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Vinicius Nicastro Honeskopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 18/09/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações femininas nas obras do escritor renascentista Pietro Aretino. As obras em questão, conhecidas como Ragionamento (1534) e Diálogo (1536), apresentam uma narrativa sexualmente explícita e trazem a mulher como protagonista, inserindo-a nos espaços do convento, do matrimônio e da prostituição. Nesse contexto, procuramos entender como Aretino se apropria do corpo da mulher para veicular sua crítica ao modelo comportamental da corte, expressando na conduta da prostituta as referências ao cortesão. Observando que a narrativa de Aretino incorpora elementos de uma misoginia medieval e, ao mesmo tempo, propaga uma ideia de autonomia e emancipação feminina. Ao desvelar a ambiguidade de Aretino, entende-se que o escritor reproduz um pensamento misógino ao usar o corpo feminino como metáfora para propagar sua crítica, atribuindo os valores corteses para a prostituta. Uma vez que, à luz das categorias pornografia e pós-pornografia, o comportamento sexual das personagens é visto como transgressor, expondo uma narrativa que tem no corpo marginalizado um espaço de sobrevivência.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work aims to analyze the female representations in the works of renaissance writer Pietro Aretino. The works in question, known as Ragionamento (1534) and Diálogo (1536), present a sexually explicit narrative and bring the woman as the protagonist, inserting them into the spaces of the convent, matrimony, and prostitution. In this context, we seek to understand how Aretino appropriates the female body to convey his critique of courtly behavioral models, expressing references to the courtier in the prostitute's conduct. Observing that Aretino's narrative incorporates elements of medieval misogyny while simultaneously propagating an idea of female autonomy and emancipation. By unveiling Aretino's ambiguity, it is understood that the writer reproduces a misogynistic thought by using the female body as a metaphor to disseminate his critique, ascribing courtly values to the prostitute. Given that, in light of the categories of pornography and post-pornography, the characters' sexual behavior is seen as transgressive, exposing a narrative where the marginalized body becomes a space of survival.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAretino, Pietro, 1492-1556pt_BR
dc.subjectImagem corporal em mulherespt_BR
dc.subjectMisoginiapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleOs diálogos de Pietro Aretino : uma análise da figura feminina nos Ragionamenti (1534-1536)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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