• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016174P1 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016174P1 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação em saúde e educação ambiental : contribuições da terceira idade para integração dos campos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - VANESSA APARECIDA QUALHO MUNIZ.pdf (3.020Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Qualho, Vanessa Aparecida
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A educação ambiental e a educação em saúde são campos de estudos e práticas com diferentes origens, abordagens e arcabouços teóricos. A educação ambiental contempla autores que trabalham com as epistemologias ecológicas, conceito definido pela necessidade de superação das dualidades modernas e das dicotomias entre ser humano-mundo-ambiente. Autores que fazem parte desse guarda-chuva, defendem o engajamento do corpo no mundo como resultado dos movimentos de fluxos da vida, a corporeidade e a necessidade de uma educação da atenção. A educação em saúde ao ser trabalhada em aspectos socioecológicos, formadores e pedagógicos oportunizam que o sujeito seja protagonista para a compreensão e mudança de sua realidade, abrangendo aspectos culturais, sociais, econômicos, ambientais, dentre outros. Apesar de iniciativas que integram saúde e ambiente e de suas perspectivas interdisciplinares, raras são as iniciativas que colocam educação ambiental e educação em saúde em diálogo. Portanto, o objetivo desse trabalho é compreender as possibilidades e potencialidades de articulação entre educação ambiental e educação em saúde, a partir da percepção de sujeitos da terceira idade. Metodologicamente, esta pesquisa configura-se como qualitativa, e pauta-se na etnografia sensorial como produção de dados. Os dados foram produzidos a partir de cinco entrevistas semiestruturadas realizadas em 2022 e 2023 durante caminhadas pelo Parque Estadual São Camilo, Palotina/PR. Metodologia denominada de walking ethnography, que reconhece as experiências vividas, percepções e construção de saberes mediantes o local e contexto social. Alguns autores indicam o walking ethnography como possibilidade de apreensão das multissensorialidades, o que pode direcionar a corporeidade como central para análise das afetividades, ética e estética. Os dados apontaram para a emergência de três categorias: atencionalidades, ética e presentidade. A atencionalidade traz aspectos sobre as percepções dos idosos durante a caminhada, pela observação local e em sintonia com o ambiente, desacelerando os passos e a mente. A ética aborda sobre as nuances de políticas públicas e sua importância, relacionada com os aspectos da justiça ambiental. A categoria de presentidade vê a vida como um presente, no sentido temporal, pelo modo como afetamos e somos afetados, em afetividade e memórias apresentadas pelos idosos. São elementos que evidenciam a filosofia do Bem Viver como possibilidade para articulação da educação em saúde e educação ambiental, contribuindo para diálogos entre os campos de investigação. Entretanto, podem favorecer as práticas educativas, seja no contexto escolar ou comunitário, que privilegiam as sensações e emoções, motivadas pela corporeidade e que tragam novas perspectivas para pensar a educação ambiental e a educação em saúde
     
    Abstract: Environmental education and health education are fields of studies and practices with different strands, approaches and theoretical frameworks. Environmental education includes authors who work with ecological epistemologies, a concept defined by the need to overcome modern dualities and the dichotomies between human beingworldenvironment. Authors who form part of this umbrella defend the engagement of the body in the world as a result of the movements of life flows, corporeity, of an education of attention. When health education works on socio-ecological, educational and educational aspects, it makes it possible for the subject to be a protagonist in changing their reality, covering cultural, social, economic and environmental aspects. Therefore, the objective of this work is to understand the possibilities and potentialities of articulation between environmental education and health education, based on the perception of elderly subjects. In this way, the elderly public was chosen to be a community that has invaluable experiences, experiences and wisdom, talking with the theoretical framework of this research. Methodologically, this research is characterized as qualitative, and is based on sensory ethnography as data production. Data were produced from five semi-structured interviews in 2022 and 2023 while taking a walk through São Camilo State Park, Palotina/PR, a practice called walking ethnography, which confirms the vivid experiences, perceptions and construction of knowledge through the place and context Social. Some authors indicate the itinerant ethnography as a possibility of apprehending multisensorialities, which can direct corporeality as central to the analysis of affectivities, ethics and aesthetics. The data pointed to the emergence of three categories: attention; ethics and; presentness. Attention brings aspects about the perceptions of the elderly during a walk, through local observation and in tune with the environment, slowing down the steps and the mind. Ethics addresses the nuances of public policies and their importance, related to aspects of environmental justice. The category of presentness sees life as a present, in the temporal sense, by the way we affect and are affected, in affectivity and memories presented by the elderly. This is evidence that Good Living offers potential and possibilities for articulating health education and environmental education, as it favors educational practices that favor sensations and emotions, motivated by corporeality
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85914
    Collections
    • Dissertações [30]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV