Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Indioney Carneiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorGuinski, Guilherme Strombergpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-27T18:20:22Z
dc.date.available2023-12-27T18:20:22Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85888
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Indioney Carneiro Rodriguespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 14/06/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação aborda a ressonância das ideias do teórico canadense Marshall McLuhan na apresentação do silêncio de John Cage. Muito já se falou sobre o compositor e suas influências zen-budistas e artísticas na definição do silêncio e de sua obra mais conhecida, 4'33''. Contudo, ao verificarmos a bibliografia dedicada a Cage, sentimos falta de análises mais profundas sobre a relação dele com McLuhan, relação esta que defendemos aqui ser muito mais extensa do que a literatura habitual sobre Cage nos leva a acreditar. Desta maneira, a partir de análises de fontes bibliográficas, sonoras e audiovisuais, estabelecemos nossa fundamentação teórica por meio de contextualização histórica e cultural da carreira artística de J. Cage em sua trajetória até peça 4'33'', em função dos conceitos de aldeia global, meios quentes e frios, espaço visual e acústico, entre outros, de Marshall McLuhan, para então analisar quatro obras de John Cage - a saber, 4'33'', Reunion, 4'33'' performada no vídeo A Tribute to John Cage, de Nam June Paik, e One¹¹ - e verificar a extensão das ideias do teórico canadense nessas diferentes formas de apresentação do silêncio.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation addresses the resonance of Canadian theorist Marshall McLuhan's ideas on John Cage's presentation of silence. Much has been said about the composer and his Zen-Buddhist and artistic influences on the definition of silence and his best-known work, 4'33''. However, when we check the bibliography dedicated to Cage, we feel there is a lack of deeper analyses of his relationship with McLuhan, a relationship that we argue here is much more extensive than the usual literature on Cage leads us to believe. Thus, based on the analysis of bibliographic and audiovisual sources, we establish our theoretical foundation around a historical and cultural contextualization of J. Cage's trajectory until the piece 4'33'', according to Marshall McLuhan's concepts of global village, hot and cold media, visual and acoustic space, among others, in order to then analyze four works by John Cage - namely, 4'33'', Reunion, 4'33'' performed in Nam June Paik's video A Tribute to John Cage, and One¹¹ - and verify the extension of the Canadian theorist's ideas in these different ways of presenting silence.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCage, John, 1912-1992 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMcLuhan, Marshall, 1911-1980pt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleO silêncio é a massagem : Marshall McLuhan e o silêncio de John Cagept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples