Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorUrban, Ana Claudia, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.creatorSouza, Fernanda Almeida dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-27T14:38:49Z
dc.date.available2023-12-27T14:38:49Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85877
dc.descriptionOrientadora Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Urbanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 15/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como principais referências, Schmidt, Jörn Rüsen e Paulo Freire, tendo como objetivo propor ao professor reflexões sobre a historicidade da disciplina, buscando evidenciar a importância e necessidade de ressignificar o ensino de História para a realidade contemporânea. A Didática Reconstrutivista da História é apresentada como um caminho teórico metodológico de ressignificação ao ensino de História, de acordo com as demandas desta terceira década do século XXI, visando instigar o professor a praticar uma didática da disciplina guiada pela própria ciência da História. Nela, a aprendizagem perspectivada é aquela em que o aluno compreenda os caminhos que trilhou para chegar ao conhecimento histórico; que possibilite ao aluno atribuir sentido ao conhecimento histórico; que desenvolva a empatia do aluno mediante o conhecimento histórico; que possibilite ao aluno refletir sobre humanização e desumanização; que amplie a consciência histórica do aluno, com o intuito nobre de contribuir para formação de uma sociedade que consiga interpretar e modificar o mundo do qual faz parte. Por interpretar a práxis do professor como resultado de reflexões contínuas, movidas por intenções compromissadas pela busca de possibilidades de conscientização e transformação, defendemos a autonomia consciente do professor como necessária para consolidar a Didática Reconstrutivista da História como um caminho teórico metodológico para uma práxis transformadora no ensino de Históriapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research, of a bibliographical nature, has Schmidt, Jörn Rüsen and Paulo Freire as main references, with the objective of proposing to the teacher reflections on the historicity of the discipline, seeking to highlight the importance and need to reframe the teaching of History for the contemporary reality. The Reconstructivist Didactics of History is presented as a theoretical and methodological way of reframing the teaching of History, according to the demands of this third decade of the 21st century, aiming to instigate the teacher to practice a didactics of the discipline guided by the science of History itself. In it perspective learning is one in which the student understands the paths he took to arrive at historical knowledge; that allows the student to assign meaning to historical knowledge; that develops the student's empathy through historical knowledge; that allows the student to reflect on humanization and dehumanization; that expands the student's historical awareness, with the noble intention of contributing to the formation of a society that can interpret and modify the world of which it is a part. By interpreting the teacher's praxis because of continuous reflections, moved by intentions committed to the search for possibilities of awareness and transformation, we defend the conscious autonomy of the teacher as necessary to consolidate the Reconstructivist Didactics of History as a methodological theoretical path for a transforming praxis in the History teachingpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistoria - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleDidática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples