Modificação em um banco dinamométrico para realizar ensaios de eficiência energética em veículos elétricos
Resumo
Resumo: Com intuito de levantar as informações necessárias para a adaptação dos meios de ensaio de um Laboratório de Emissões Veiculares para executar testes de determinação de eficiência energética e autonomia de veículos leves de propulsão exclusivamente elétrica, foi realizado um estudo dos regulamentos técnicos que definem o contexto regulatório de certificação de veículos destinados ao mercado brasileiro. Foram abordados os programas de regulação de emissões de escapamento denominado PROCONVE, programa de eficiência energética vigente, Rota 2030, e o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, sendo estes os suportes que definem o procedimento SAE J1634:2017 como referência para obtenção dos valores de certificação até que uma norma equivalente nacional seja publicada. Foram levantados os parâmetros a serem aquisitados e o memorial de cálculo necessário de forma a prover as instruções para a criação de um formulário padronizado para emissão de relatórios deste tipo de teste neste laboratório. Também foi realizado um levantamento sobre equipamentos de medição disponíveis no mercado que atendam aos requisitos do procedimento normativo para aquisição de dados. A fim de expandir a aplicabilidade da adaptação do laboratório para além do contexto de homologação, foram desenvolvidas algumas simulações e cenários de testes utilizando o Matlab/Simulink demonstrando que este investimento também possui potencial de prover testes e estudos fundamentais ao desenvolvimento de engenharia de veículos elétricos. Abstract: In order to gather the necessary information to adapt the testing means of a Vehicle Emissions Laboratory to carry out tests to determine the energy efficiency and autonomy of light vehicles with exclusively electric propulsion, a study was carried out of the technical regulations that define the regulatory context certification of vehicles destined for the Brazilian market. The exhaust emission regulation programs called PROCONVE, the current energy efficiency program, Rota 2030, and the Brazilian Vehicle Labeling Program were discussed, these being the supports that define the SAE J1634:2017 procedure as a reference for obtaining certification values until a national equivalent standard is published. The parameters to be acquired, and the necessary calculation report, were collected in order to provide instructions for creating a standardized form for issuing reports of this type of test in this laboratory. A survey was also carried out on measuring equipment available on the market that meets the requirements of the normative procedure for data acquisition. In order to expand the applicability of laboratory adaptation beyond the homologation context, some simulations and test scenarios were developed using Matlab/Simulink, demonstrating that this investment also has the potential to provide fundamental tests and studies for the development of electric vehicle engineering