Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampoy, Leonardo Carbonieri, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorBandeira, Gabriela Bruni de Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-26T12:37:49Z
dc.date.available2023-12-26T12:37:49Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85820
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonardo Carbonieri Campoypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 17/10/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa consiste em uma autoetnografia sobre minhas experiências como professora de sociologia. Em um contexto de ensino durante a pandemia, procuro descrever, além da própria pandemia, outros eventos críticos que permeiam minha vida, da escola em que realizo meu trabalho docente e de alunas e alunos. Os capítulos apresentam fragmentos de vivências em diferentes tipos de ruínas: ensinar sociologia durante os governos de Jair Bolsonaro no Brasil e de Ratinho Júnior no Paraná, precariedade do trabalho como professora temporária, ataques à educação pública e problemas da condição das mulheres no sistema de ensino. Esses dilemas norteiam a escrita da autoetnografia e a reflexão sobre o processo de escrita e a forma de narrar a história por um ponto de vista subjetivo e particular. Ao longo da dissertação, narro em primeira pessoa minhas impressões sobre os eventos críticos no Brasil e em minha vida pessoal, em uma tentativa de, a partir da experiência, produzir conhecimento antropológico e sociológico em circunstâncias adversaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research consists of an autoethnography about my experiences as a sociology teacher. In the context of teaching during the pandemic, I aim to describe, in addition to the pandemic itself, other critical events that permeate my life, the school where I conduct my teaching work, and my students. The chapters present fragments of experiences in different types of ruins: teaching sociology during the administrations of Jair Bolsonaro in Brazil and Ratinho Júnior in Paraná, the precarity of temporary teaching work, attacks on public education, and issues related to women's status within the education system. These dilemmas guide the writing of the autoethnography and the reflection on the writing process and the manner of narrating history from a subjective and personal standpoint. Throughout the dissertation, I narrate in the first person my impressions of critical events in Brazil and in my personal life, in an attempt to, through experience, produce anthropological and sociological knowledge under adverse circumstancespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCOVID-19 (doença)pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleFazer e passar por : experiências do ensino de sociologia nas ruínaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples