Ciência cidadã e formação de professores para além dos muros da escola : diagnóstico das capacitações online do Programa GLOBE 2020
Resumo
Resumo: O Ensino das Ciências no Brasil não acompanhar os rápidos avanços tecnológicos presentes na sociedade atual. Isso faz com que algumas aulas sejam desenvolvidas através de metodologias arcaicas e que despertam pouco interesse aos olhos dos estudantes. Por isso, cursos de capacitação para professores que apresentem novas tecnologias para o Ensino das Ciências se fazem necessários. Essa pesquisa possui o objetivo de analisar a estratégia das capacitações on-line do Programa GLOBE (Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente, do inglês, Global Learning and Observations to Benefit the Environment) ocorridas em 2020 como instrumento de formação continuada de professores a partir do uso dos protocolos do GLOBE. Para isso, foi aplicado um questionário a 26 participantes dos cursos e das oficinas de capacitação. A intenção foi descrever como e onde os professores aplicaram os protocolos, analisando o resultado alcançado pelas capacitações. Isso pode desvelar se o processo de formação continuada faz com que projetos do tipo Ciência Cidadã, com o perfil GLOBE, se viabilizem e verificando a aplicabilidade da Ciência Cidadã nas escolas envolvidas. Os resultados encontrados mostram que as capacitações do Programa GLOBE possuem potencialidades de promover uma melhoria no Ensino das Ciências, pois a aplicação das metodologias do Programa GLOBE contribuem na formação da autonomia dos professores, faz cumprir pontos que a BNCC sugere como importantes na aprendizagem científica e aproximam as aulas de Ciências da realidade digital atual Abstract: Science Teaching in Brazil cannot keep up with the rapid technological advances present in today's society. This causes the classes to be developed through archaic methodologies that arouse little interest in the eyes of students. Therefore, training courses for teachers who present new technologies for Science Teaching are necessary. This research aims to analyze the strategy of the online training of the GLOBE Program that took place in 2020 as an instrument for continuing teacher education using the GLOBE protocols. For this, a questionnaire was applied to 26 training participants with the intention of describing how and where the teachers applied the protocols, analyzing the result achieved by the training in order to reveal whether the training process makes projects like Citizen Science, with the GLOBE profile, make it possible and verify the applicability of Citizen Science in the schools involved. The results found show that GLOBE training has the potential to promote an improvement in Science Teaching, as the application of GLOBE methodologies contributes to the formation of teachers' autonomy, fulfills points that the BNCC suggest are important in scientific learning and bring together the Science classes of the current digital reality
Collections
- Dissertações [101]