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    Projetos de extensão universitária como possibilidade para a promoção de alfabetização científica e tecnológica : um olhar para professores em formação na educação em ciências

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    R - D - LARISSA NAIARA GOMES PEREIRA.pdf (2.225Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Pereira, Larissa Naiara Gomes
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A partir de um novo olhar para os projetos de extensão vinculados à área de Ensino de Ciências e suas potencialidades para alfabetização científica e tecnológica, o objetivo deste trabalho foi o de compreender, a partir da percepção de licenciandos (as), quais as contribuições dos projetos de extensão universitária, da Universidade Federal do Paraná Setor Palotina, para a alfabetização científica e tecnológica no Ensino de Ciências realizado na escola. Para tanto, foram selecionados seis projetos de extensão da área de Educação em Ciências em andamento no Setor Palotina, tendo como critério de inclusão o desenvolvimento de ações educativas em contexto escolar. Os sujeitos de pesquisa foram licenciandos (as) dos cursos de Ciências Exatas e Ciências Biológicas, que participaram por mais de um ano nos projetos, sendo esse tempo necessário para que os(as) licenciandos (as) pudessem realmente conhecer e desenvolver ações extensionistas na escola. Foram entrevistados para este trabalho, onze licenciandos (as), dentre eles alunos já egressos, por meio de entrevistas semiestruturadas a fim de conhecer sua atuação dentro do projeto de extensão. As entrevistas foram gravadas via plataforma virtual e depois transcritas por meio do método de transcrição focalizada. As respostas foram analisadas com uso da Análise de Conteúdo, a partir de três categorias pré-estabelecidas: Domínio, autonomia e comunicação. Os resultados desta pesquisa, apontam para as potencialidades que os projetos de extensão possuem para contribuir com o desenvolvimento da autonomia, comunicação, domínio, utilização do conhecimento científico e atuação na sociedade, pressupostos da alfabetização científica e tecnológica. Assim, conclui-se que, os projetos de extensão do campo da Educação em Ciências, da UFPR- Setor Palotina contribuem para o processo de alfabetização científica e tecnológica, por meio de ações que possibilitam a investigação, a articulação de ideias, a utilização de conhecimento científico no cotidiano, a compreensão do significado social da ciência, a tomada de decisões sem ajuda de especialistas, a realizar escolhas com responsabilidade, a buscar informações, ao desenvolvimento de argumentação e outras habilidades próprias do "fazer científico" e essenciais para a formação do(a) licenciando(a)
     
    Abstract: From a new look at extension projects linked to the area of Science Teaching and their potential for scientific literacy, the objective of this work was to understand, from the perception of undergraduate students, what are the contributions of university extension projects, from the Federal University of Paraná Setor Palotina, for scientific literacy in Science Teaching carried out at school. To this end, six extension projects in the area of Science Education in progress in the Palotina Sector were selected, with the development of educational actions in the school context as an inclusion criterion. The research subjects were graduates of the Exact Sciences and Biological Sciences courses, who participated in the projects for more than a year, and this time was necessary for the graduates to really know and develop extension actions at the school. Eleven undergraduates were interviewed for this work, among them already graduated students, through semi-structured interviews in order to know their performance within the extension project. The interviews were recorded via a virtual platform and then transcribed using the focused transcription method. The responses were analyzed using Content Analysis, based on three pre-established categories: Mastery, autonomy and communication. The results of this research point to the potential that extension projects have to contribute to the development of autonomy, communication, mastery, use of scientific knowledge and action in society, presuppositions of scientific literacy. Thus, it is concluded that the extension projects in the field of Education in Sciences, at UFPR- Setor Palotina, contribute to the process of scientific literacy, through actions that enable investigation, the articulation of ideas, the use of scientific knowledge in everyday life, understanding the social meaning of science, making decisions without the help of specialists, making choices responsibly, seeking information, developing arguments and other skills typical of "doing science" and essential for the training of the licensing
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85759
    Collections
    • Dissertações [35]

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