Show simple item record

dc.contributor.advisorFranklin, Karen, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorGonçalves, Geovani da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T19:18:46Z
dc.date.available2023-12-20T19:18:46Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85727
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Karen Franklin da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 04/08/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As fakenews tornaram-se um fenômeno na sociedade atual, trazendo desinformação e criando ambiente para influenciar as pessoas no seu modo de agir e pensar. São propagadas principalmente nas redes sociais, sendo uma delas o Facebook. A filosofia é um ramo do saber humano e, como componente curricular do ensino médio, pode contribuir para que os jovens que frequentam essa etapa de ensino da educação façam uma reflexão mais profunda sobre as notícias que são divulgadas nas redes sociais, questionando-as. Essas reflexões podem, a partir do uso de textos filosóficos clássicos da filosofia, mesmo que em forma de recortes, mitigar e até estancando a propagação dessas fakenews. Nesse caso, foi selecionado um clássico da Filosofia, René Descartes, e em específico as Primeiras Meditações, dado que o filósofo propôs uma forma de chegar a um conhecimento claro e indubitável, através de passos que podem eliminar os erros. A base teórica está apoiada principalmente Pierre Lévy, em específico partes de sua obra, Cibercultura, o filósofo holandês Peter Kroes da qual extraímos o conceito de artefato técnico e aproximamos com o Facebook e Johannes Hessen que vê a informação como um meio e o conhecimento como um produto e a base para a implantação de uma prática em sala de aula está assentada na sequência didática, proposta por Silvio Gallopt_BR
dc.description.abstractAbstract: Fakenews, has become a phenomenon in today's society, bringing disinformation and creating an environment to influence people in their way of acting and thinking, and its propagation is mainly done through social networks, one of which is Facebook. Philosophy is a branch of human knowledge and as a curricular component of high school, it can help young people who attend this stage of education to reflect more deeply on the news that are disseminated on social networks, avoiding sharing and stagnation. its propagation and one of the antidotes to fakenews is the use of classic philosophical texts of philosophy, even if in the form of clippings, they are important in this process. In this case, a classic of Philosophy, René Descartes, was selected, and specifically the First Meditations, since the philosopher proposed a way to arrive at a clear and indubitable knowledge, through steps that can eliminate errors. The theoretical basis is mainly supported by Pierre Lévy, in specific parts of his work, Cyberculture, the Dutch philosopher Peter Kroes from which we extract the concept of technical artifact and approach with Facebook and Johannes Hessen who sees information as a means and knowledge as a product and the basis for implementing a practice in the classroom is based on the didactic sequence proposed by Silvio Gallopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDescartes, René, 1596-1650pt_BR
dc.subjectNotícias falsaspt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleAnálise de fakenews nas redes sociais : uma prática mediada pela leitura das Primeiras Meditações de René Descartespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record