dc.contributor.advisor | Araújo, Paula Carina de, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Siburski, Natalia Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T16:56:54Z | |
dc.date.available | 2023-12-15T16:56:54Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85648 | |
dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Paula Carina de Araújo | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Analisa a revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, periódico científico do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). De forma especifica, apresenta a trajetória da revista AtoZ, identifica e descreve o desenvolvimento de suas práticas referentes à ciência aberta. Desenvolve uma pesquisa descritiva, qualitativa e documental por meio da análise da política editorial da revista AtoZ. Constata que o periódico científico AtoZ é pioneiro no que diz respeito à ciência aberta, uma vez que práticas como acesso aberto, licenças abertas e recebimento de preprints estão presentes na sua política desde 2011. Identifica e descreve outras duas práticas em implantação na revista: a revisão por pares aberta e o compartilhamento de dados científicos de pesquisa. Considera que há potencial para a consolidação dessas práticas e até mesmo ampliação ao longo do tempo | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento da informação | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Periódicos | pt_BR |
dc.title | Práticas de ciência aberta na política editorial da revista Atoz: novas práticas em informação e conhecimento | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |