Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraújo, Paula Carina de, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherTsunoda, Denise Fukumi, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorSilva, Aline Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-12T19:53:40Z
dc.date.available2023-12-12T19:53:40Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85616
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dra. Paula Carina de Araújopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof.ª Dra. Denise Fukumi Tsunodapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As redes sociais digitais estão promovendo uma transformação na forma em que as pessoas se comunicam. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresenta notável popularidade entre o seu público nas redes sociais digitais, sendo particularmente ativa em sua página no Instagram, uma das plataformas mais utilizadas e engajadas atualmente. O presente trabalho teve como objetivo analisar a perspectiva do público em relação ao conteúdo da página da UFPR a partir dos comentários das publicações mais engajadas no Instagram. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como descritiva com uma abordagem mista ou quali-quantitativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre redes sociais digitais, Instagram, estudos relacionados a mesma plataforma, e cibermetria. Utilizou-se métodos cibermétricos, análise de sentimentos e análise de conteúdo para examinar as interações na página da UFPR na plataforma Instagram. A partir de um ranking, as 50 publicações com maior engajamento foram classificadas em 15 categorias e o percentual de polaridade de sentimentos foi identificado para cada categoria. Além disso, nuvens de palavras foram criadas para cada categoria e um comentário representativo de cada categoria foi analisado para enriquecer a compreensão do engajamento e da análise de sentimentos. Os resultados da pesquisa revelaram uma perspectiva geralmente positiva por parte do público em relação ao conteúdo compartilhado pela UFPR em sua página do Instagram, entretanto, ela também reflete uma variedade de sentimentos e opiniões em resposta às diferentes categorias de conteúdo publicadas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paranápt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.titleA perspectiva dos interagentes em relação ao conteúdo da página da Universidade Federal do Paraná no Instagrampt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples