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dc.contributor.advisorMariano, André Augusto, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Automotivapt_BR
dc.creatorDalazen, Gustavo Corradipt_BR
dc.date.accessioned2023-12-12T12:48:00Z
dc.date.available2023-12-12T12:48:00Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85596
dc.descriptionOrientador: Prof. André Augusto Marianopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Automotiva.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objetivo especificar um sistema de tração elétrica, com controle eletrônico independente nas rodas. Nesse sistema avançado, cada roda é equipada com um motor elétrico individual, permitindo o ajuste independente do torque e da velocidade em cada uma delas. Uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU) central coordena o funcionamento desses motores, processando dados de sensores de posição, velocidade e aderência para aperfeiçoar a tração, estabilidade e eficiência do veículo. Através de uma descrição técnica e um comparativo entre as opções disponíveis no mercado, cujos valores e marcas dos produtos variam muito, foi elaborado um esquemático do sistema, mostrando a interface entre cada um dos elementos abordados e realizado um levantamento de custos mínimos de alguns componentes necessários para a implantação desse sistema. Para especificar o sistema utilizaram-se artigos científicos, livros e pesquisas de mercado. Como resultado, a especificação desse sistema não está isenta de desafios. A complexidade técnica é um ponto crucial, demandando de controles sofisticados e uma integração cuidadosa de componentes. Ademais, os custos para integrar esse sistema em um veículo elétrico são elevados devido à tecnologia avançada envolvida, porém é foi possível especificar um sistema de tração elétrica, com controle eletrônico independente nas rodas.pt_BR
dc.description.abstractAbstrac: The present work aims to specify an electric traction system with independent electronic control at the wheels. In this advanced system, each wheel is equipped with an individual electric motor, allowing for independent adjustment of torque and speed on each of them. A Central Electronic Control Unit (ECU) coordinates the operation of these motors, processing data from position, speed, and grip sensors to optimize the traction, stability, and efficiency of the vehicle. Through a technical description and a comparison between the available options in the market, whose product values and brands vary widely, a schematic of the system was developed, showing the interface between each of the elements discussed, and a minimum cost estimate of some necessary components for the implementation of this system was made. Scientific articles, books, and market research were used to specify the system. As a result, specifying this system is not without challenges. Technical complexity is a crucial point, requiring sophisticated controls and careful integration of components. Furthermore, the costs to integrate this system into an electric vehicle are high due to the advanced technology involved, but it was possible to specify an electric traction system with independent wheel electronic control.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMotores eletricospt_BR
dc.subjectVeiculos a motorpt_BR
dc.titleEspecificação de um sistema de tração elétrica, com controle Eletrônico independente nas rodaspt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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