Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPerdomo Freitas, Rodolfo Enriquept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Automotivapt_BR
dc.creatorSanches, Guilherme de Castropt_BR
dc.date.accessioned2024-03-08T19:39:24Z
dc.date.available2024-03-08T19:39:24Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85595
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodolfo Enrique Perdomo Freitaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Automotiva.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo avaliar um tempo de volta de um veículo no circuito de Interlagos. Em um ambiente altamente competitivo tal qual o automobilismo, é de grande valia possuir ferramentas que possam economizar tempo, recursos e esforços de uma equipe de competição para definir o setup do veículo, ao levá-lo à pista. Através da simulação por modelo matemático quasiestático, cujos parâmetros de entrada são os ajustes físicos do veículo, avaliou-se a correspondência entre o resultado de tempo de volta da simulação e o resultado de tempo de volta do veículo na competição em pista. O tempo de volta simulado foi comparado com o tempo real fornecido por uma equipe competidora, em forma de telemetria. Observou-se proximidade entre os tempos de volta teórico e real, apesar de discrepâncias inerentes a um modelo matemático simplificado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This final paper aims to evaluate the lap time of a vehicle on the Interlagos circuit. In a highly competitive environment such as motorsport, it is of great value to have tools that can save time, resources and efforts of a competition team to define the vehicle's setup when taking it to the track. Through simulation using a quasi-static mathematical model, whose input parameters are the physical adjustments of the vehicle, the correspondence between the simulation lap time result and the vehicle lap time result in the track competition was evaluated. The simulated lap time was compared with the real time provided by a competing team, in the form of telemetry. A similarity was observed between the theoretical and actual lap times, despite discrepancies inherent to a simplified mathematical model.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCorridas de automóveispt_BR
dc.subjectAdministração do tempopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.titleAnálise comparativa de modelo matemático para cálculo de tempos de volta no circuito de interlagos para veículo de competição da categoria Stock Lightpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples