Gerenciamento de demanda máxima para sistema de carregamento de veículos elétricos
Resumo
Resumo: Com o crescimento das vendas de veículos elétricos, sejam eles de passeio ou utilitários, um problema que surge é como fazer para carregar diversos veículos em uma mesma instalação ou rede elétrica (garagem de condomínio ou de empresa com diversos carregadores disponibilizados) sem que haja sobrecarga na instalação elétrica. Além disso, aumentar a potência instalada ou a demanda contratada em muitos casos não é uma solução eficiente, visto que esta elevação da demanda aumentada seria utilizada apenas em momentos quando um grande número de veículos estaria carregando ao mesmo tempo. Sendo assim, este trabalho consiste em uma prova de conceito que busca solucionar o problema de carregamento de diversos veículos elétricos em uma mesma instalação, como por exemplo um condomínio residencial, sem causar sobrecarga na instalação elétrica. Nesse sentido, o maior desafio a ser solucionado é gerenciar a demanda de carga, para isso será utilizado um algoritmo que gerencie a potência disponível para atender as necessidades do usuário. Para avaliação do desempenho da solução desenvolvida foram considerados três cenários de teste: Cenário 1 - Inclusão de novos carregadores ativos na demanda atual; Cenário 2 - Inclusão de tentativa de incluir novo carregador passando a capacidade da rede instalada, tendo uma negativa do sistema como retorno; e Cenário 3: Inclusão de tentativa de incluir um carregador com previsão de conclusão que não pode ser atendida, obtendo como resposta qual seria a previsão mínima para conclusão. O trabalho também destaca a importância da comunicação entre os carregadores e um sistema de gerenciamento para a implementação dessa lógica Abstract: With the increase in sales of electric vehicles, whether for passenger or utility vehicles, a problem that arises is how to charge several vehicles in the same installation or electrical network (condominium or company garage with several chargers available) without overloading in electrical installation. Furthermore, increasing the installed power or the contracted demand in many cases is not an efficient solution, since this increase in the increased demand would only be used at times when a large number of vehicles would be charging at the same time. Therefore, this work consists of a proof of concept that seeks to solve the problem of charging several electric vehicles in the same installation, such as a residential condominium, without overloading the electrical installation. In this sense, the biggest challenge to be solved is to manage the load demand, for this an algorithm will be used to manage the available power to meet the user's needs. To evaluate the performance of the developed solution, three test scenarios were considered: Scenario 1 - Inclusion of new active chargers in the current demand; Scenario 2 - Inclusion of an attempt to include a new charger, passing the capacity of the installed network, with a negative response from the system; and Scenario 3: Inclusion of an attempt to include a loader with completion forecast that cannot be met, obtaining as a response what would be the minimum forecast for completion. The work also highlights the importance of communication between shippers and a management system for the implementation of this logic.