Um estudo sobre relações entre educação financeira e matemática financeira em artigos dos encontros nacionais de educação matemática
Resumo
Resumo : O presente trabalho objetiva-se por analisar seis edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) em busca de avaliar como são retratados os assuntos de Matemática Financeira (MF) e Educação Financeira (EF), e principalmente sua possível relação, a Educação Matemática Financeira, nos variados artigos existentes nas categorias de apresentação do evento. A partir da leitura dos trabalhos, criou-se relações entre o que consta no que foi apresentado durante o ENEM, e as referências bibliográficas referenciadas nos mesmos, a fim de constatar qual, e quanto é, a influência presente nos artigos. Além disso, a questão do trabalho fica representada em tentar apurar, como já dito, as maneiras de se relacionar a MF e EF. O tema do trabalho foi definido quando se observou a falta de aperfeiçoamento durante a graduação no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná, explicitando a defasagem existente em um dos temas com maior possibilidade de ser abordado de forma contextualizada e crítica na Educação Básica. Com a leitura das referências e a análise dos artigos, será possível concluir que a Educação Matemática Financeira é trabalhada, principalmente, quando se explora o ensino dos conceitos da Educação Financeira baseando-se nos assuntos da Matemática Financeira escolar. Tal relação é expressa em documentos oficiais do Governo, amparada em bibliografias específicas sobre os temas, e justificada com os aspectos da Educação Matemática Crítica Abstract: This paper aims to analyze analysis of editions of the Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) in order to evaluate how the subjects of Financial Mathematics (FM) and Financial Education (FE) are portrayed, and especially their direct relationship, the Financial Mathematical Education, in the various articles in the presentation categories of the event. Since the reading of the works, the search and creation of relationships between those that were not displayed during the ENEM, and the bibliographic references referenced in them, a qualified constator end, and how much, an impact present in the articles. In addition, the issue of work is represented in an attempt to correct, as already mentioned, as ways of relating to the FM and FE. The theme of the work was defined when the lack of improvement during the undergraduate degree course in Mathematics at the Federal University of Paraná, explaining the disaster that exists in one of the themes that is most likely to be contextually and critically addressed in Basic Education. By reading the references and analyzing the articles, it will be possible to conclude that the Financial Mathematics Education is worked, mainly, when exploring the teaching of the concepts of the Financial Education based on the subjects of the school Financial Mathematics. This relationship is expressed in official Government documents, supported by specific bibliographies on the topics, and justified with the aspects of Critical Mathematical Education
Collections
- Matemática [72]