Gênero, orientação sexual e raça : um ângulo exterior da matemática escolar
Resumo
Resumo : O presente trabalho foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso para Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem por objetivo perceber o funcionamento das relações de poder nas aulas de Matemática no ensino básico, em particular em relação a gênero, orientação sexual e raça, na perspectiva de discentes da UFPR que buscaram uma graduação em licenciatura fora da área de exatas. Este estudo se insere em uma abordagem quantitativa e qualitativa de pesquisa. Metodologicamente, a pesquisa consistiu em estudo de campo, com o desenvolvimento e aplicação de um questionário composto por vinte e seis questões (vinte e três objetivas e três discursivas) associando o sentimento em relação à Matemática com justiça social, equidade de gênero, respeito às diferenças, suporte à democracia e acolhimento ou coerção em relação a gênero, orientação sexual e raça, além de buscar um padrão nas respostas obtidas quanto ao perfil socioeconômico da pessoa respondente. Participaram da pesquisa discentes dos cursos de Licenciatura na UFPR fora da área de Ciências Exatas (considerando as graduações realizadas em Curitiba). Teoricamente, filiou-se a estudos e pesquisas que abordam as temáticas de gênero, raça e orientação sexual e a educação matemática crítica. A partir de uma análise estatística padrão e de correspondência e correlação de variáveis, foi possível perceber a invisibilização e naturalização de preconceitos em relação a gênero, orientação sexual e raça na educação básica em Matemática Abstract: This paper was presented as Course Completion Paper for Mathematics degree at Federal University of Paraná (UFPR) and it aims to understand how power relations take place in Mathematics classes in elementary and middle school, concerning gender, sexual orientation and race, from the perspective of students from UFPR who are in the present pursuing a licentiate degree which aren’t in the exact sciences field. This study uses a quantitative and qualitative research approach. Methodologically, the research consisted of a field study, with the development and application of a questionnaire with twenty six questions (twenty three objective and three discursive) associating the feeling towards mathematics with social justice, gender equity, respect for differences, support for democracy and acceptance or coercion regarding gender, sexual orientation, and race, as well as seeking a pattern in the answers obtained regarding the socioeconomic profile of the respondent. Participants in the research were students of Licentiate Degree courses at UFPR outside the area of Exact Sciences (considering the graduation courses held in Curitiba). Theoretically, it has joined studies and research that address the themes of gender, race and sexual orientation and critical mathematics education. From a standard statistical analysis and correspondence and variable correlation, it was possible to realize the invisibilization and naturalization of prejudices towards gender identity, sexual orientation and race in elementary and middle school in Mathematics
Collections
- Matemática [72]