• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Gênero, orientação sexual e raça : um ângulo exterior da matemática escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G FERNANDA DARTORA MUSHA.pdf (885.4Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Musha, Fernanda Dartora
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso para Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem por objetivo perceber o funcionamento das relações de poder nas aulas de Matemática no ensino básico, em particular em relação a gênero, orientação sexual e raça, na perspectiva de discentes da UFPR que buscaram uma graduação em licenciatura fora da área de exatas. Este estudo se insere em uma abordagem quantitativa e qualitativa de pesquisa. Metodologicamente, a pesquisa consistiu em estudo de campo, com o desenvolvimento e aplicação de um questionário composto por vinte e seis questões (vinte e três objetivas e três discursivas) associando o sentimento em relação à Matemática com justiça social, equidade de gênero, respeito às diferenças, suporte à democracia e acolhimento ou coerção em relação a gênero, orientação sexual e raça, além de buscar um padrão nas respostas obtidas quanto ao perfil socioeconômico da pessoa respondente. Participaram da pesquisa discentes dos cursos de Licenciatura na UFPR fora da área de Ciências Exatas (considerando as graduações realizadas em Curitiba). Teoricamente, filiou-se a estudos e pesquisas que abordam as temáticas de gênero, raça e orientação sexual e a educação matemática crítica. A partir de uma análise estatística padrão e de correspondência e correlação de variáveis, foi possível perceber a invisibilização e naturalização de preconceitos em relação a gênero, orientação sexual e raça na educação básica em Matemática
     
    Abstract: This paper was presented as Course Completion Paper for Mathematics degree at Federal University of Paraná (UFPR) and it aims to understand how power relations take place in Mathematics classes in elementary and middle school, concerning gender, sexual orientation and race, from the perspective of students from UFPR who are in the present pursuing a licentiate degree which aren’t in the exact sciences field. This study uses a quantitative and qualitative research approach. Methodologically, the research consisted of a field study, with the development and application of a questionnaire with twenty six questions (twenty three objective and three discursive) associating the feeling towards mathematics with social justice, gender equity, respect for differences, support for democracy and acceptance or coercion regarding gender, sexual orientation, and race, as well as seeking a pattern in the answers obtained regarding the socioeconomic profile of the respondent. Participants in the research were students of Licentiate Degree courses at UFPR outside the area of Exact Sciences (considering the graduation courses held in Curitiba). Theoretically, it has joined studies and research that address the themes of gender, race and sexual orientation and critical mathematics education. From a standard statistical analysis and correspondence and variable correlation, it was possible to realize the invisibilization and naturalization of prejudices towards gender identity, sexual orientation and race in elementary and middle school in Mathematics
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85532
    Collections
    • Matemática [76]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV