Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Laura Leal, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorLopes, Bruno Cesarpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-08T17:04:38Z
dc.date.available2023-12-08T17:04:38Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85524
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Ms. Laura Leal Moreirapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por tema a formação continuada de professores de Matemática. Seu objetivo é apresentar um estudo sobre o programa de formação denominado Matemática Aplicada - CORD desenvolvido nos anos de 2001 e 2002 no Estado do Paraná. Para tal, utilizou-se duas metodologias que permitiram analisar tanto a coleção de livros destinada a essa formação, quanto os aspectos e dinâmicas das reuniões formativas. A Hermenêutica da Profundidade e a História Oral Temática, aos moldes de como o Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM) vem a utilizando em suas pesquisas, foram as metodologias que embasaram este trabalho. Primeiramente com uma análise sócio histórica buscou-se não somente compreender os autores desse programa e seus objetivos, mas também quem os contratou, neste caso, o Governo do Estado do Paraná. Em seguida, fez-se uma análise da estrutura dos livros onde se evidencia a abordagem pedagógica. Integrado ao corpo deste trabalho, é apresentada a textualização de uma entrevista produzida com o então superintendente de educação, desse programa, da ocasião, onde é revelado o processo formativo e quais objetivos deste. Por fim, explana-se uma intepretação a respeito de toda a pesquisa onde se conclui que o material do programa traz conteúdo e metodologia consonante com seus objetivos e também uma notada imprecisão no planejamento para desenvolvimento e contratação do programa por parte do Governo do Estado do Paranápt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work has as its theme the continuing education of mathematics teachers. Its objective is to present a study on the training program called Applied Mathematics - CORD developed in 2001 and 2002 in the State of Paraná. To this end, two methodologies were used that allowed analyzing both the physical material intended for this training, as well as the aspects and dynamics of the training meetings. Depth Hermeneutics and Thematic Oral History, similar to how the Group of Oral History and Mathematics Education (GHOEM) has been using it in their research, were the methodologies that supported this work. Firstly, with a sociohistor cal analysis, we sought not only to understand the authors of this program and its objectives, but also who hired them, in this case, the Paraná State Government. Then, there was an analysis of the structure of the material where the pedagogical approach is evidenced. Integrated into the body of this work, an interview produced with the then superintendent of education, of this project, of the occasion, is presented, where the formative process and its objectives are revealed. Finally, an interpretation of the entire research is explained, which concludes that the program material brings content and methodology in line with its objectives and also a notable imprecision in the planning for the development and contracting of the program by the State Government of the Paranápt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática aplicadapt_BR
dc.titleMatemática aplicada CORD : análises do programa de formação continuada para professores do Estado do Paranápt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples