• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    AIMSSEC : um estudo do programa educacional sul-africano aplicado à realidade brasileira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G AMANDA MARIA GALIOTTO.pdf (1.942Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Galiotto, Amanda Maria
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Neste trabalho, apresentamos o programa educacional internacional AIMSSEC (African Institute for Mathematical Sciences Schools Enrichment Centre), operacionalizado na África do Sul para professores de matemática, e os materiais didáticos (fichas de atividades e notas para o professor). Para atender ao objetivo, esta pesquisa foi estruturada da seguinte forma: contextualização no âmbito educacional na África do Sul, um breve comparativo com o sistema educacional brasileiro, a apresentação do projeto educacional AIMSSEC e seus cursos e materiais desenvolvidos para a formação continuada de professores de matemática. Desta maneira, realizamos a seleção de dez fichas de atividades e, destas, quatro materiais de apoio ao professor (Notas para o professor). Na tentativa de compreender o embasamento teórico da elaboração dessas fichas, discorremos sobre a formação da aprendizagem, em especial o desenvolvimento do pensamento matemático. Obtivemos como resultado que as fichas de atividades e os materiais podem servir como apoio também aos professores brasileiros de modo geral e professores paranaenses em particular, pois atendem as especificações e orientações contidas na BNCC e, em especial, nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná
     
    Abstract: In this paper we present the international educational program AIMSSEC (African Institute for Mathematical Sciences Schools Enrichment Centre) operating in South Africa for mathematics teachers and the teaching materials (activity sheets and teacher notes). To meet the objective, this research was structured as follows: contextualization in the educational context in South Africa, a brief comparison with the Brazilian educational system, the presentation of the AIMSSEC educational project and its courses and materials developed for the continuing education of teachers of math. In this way, we selected ten activity sheets and, from these, four teacher support materials (Notes for the teacher). In an attempt to understand the theoretical basis for the preparation of these forms, we discuss the formation of learning, especially the development of mathematical thinking. We obtained as a result that the activity sheets and materials can also serve as support for Brazilian teachers in general and Paraná teachers in particular, as they meet the specifications and guidelines contained in the BNCC, and in particular, in the Curriculum Guidelines of the State of Paraná
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85516
    Collections
    • Matemática [76]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV