A arte educação em espaços escolares e não escolares, da cidade e do campo no município de Morretes - PR
Visualizar/ Abrir
Data
2014Autor
Faria, Naila Maina Lagroteria Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Este artigo problematiza a formação acadêmica da Licenciatura em Artes diante da vivência da Arte Educação em espaços escolares e não escolares, da cidade e do campo no município de Morretes – PR. Tal intenção busca o fortalecimento das relações Universidade-Escola através do processo de formação acadêmica. Deseja ainda impactar o perfil das políticas públicas locais para adensar e qualificar o acesso ao lazer, cultura, arte e educação enquanto direitos elementares. A metodologia utilizada foi baseada na etnografia, na experiência através da vivência e registros semanais ao longo de três anos junto aos espaços formais e não formais de Educação no município citado. As reflexões permitem dizer que as relações Universidade-Escola poderiam ser mais afinadas com a implementação de alternativas de mobilidade para que os estágios obrigatórios pudessem contribuir com o enfrentamento de outra fragilidade que é a ausência de oferta das diferentes linguagens da Arte no cotidiano das escolas da cidade e do campo. Ainda ficou nítida que as possibilidades de oferta pública às atividades de Arte Educação em espaços não escolares sofreu interdição mais pela limitada compreensão do gestor de cultura acerca de sua função do que pela ausência de possibilidades na relação Universidade-Comunidade.
Collections
- Artes (Litoral) [136]