A influência da percepção da expertise musical sobre a expressividade do pianista popular brasileiro
Resumo
Resumo: A expressão de emoções é uma dimensão da expertise musical que se refere à habilidade que o músico possui de emocionar os seus ouvintes. O objetivo desta pesquisa é investigar a influência da percepção da expertise do pianista sobre a expressão de emoções dentro da linguagem da música popular instrumental brasileira (MPIB). Um estudo comparativo foi realizado em duas fases: na primeira (pré-teste), 97 ouvintes voluntários avaliaram as emoções que perceberam durante a escuta de sete trechos musicais que continham pistas acústicas (modo, andamento, dinâmicas, articulações etc.) associadas às expressões de alegria, tristeza, tranquilidade ou raiva. Ao final dessa fase foram selecionados os três excertos mais significativos de cada expressão emocional investigada. Na segunda fase (teste), 112 ouvintes voluntários avaliaram os trechos musicais selecionados no pré-teste, apresentados em duas versões: NE, em que cada trecho era executado por um estudante de piano (não expert) e EX, em que cada excerto era executado por um pianista expert. Para cada emoção investigada, uma análise de regressão foi aplicada para comparar as respostas emocionais dos ouvintes tendo a expertise como variável independente e a emoção como variável dependente. Os resultados demonstraram que foram encontradas diferenças estatísticas significativas entre os dois grupos de excertos musicais para todas as emoções investigadas. Desta forma, foi possível confirmar a hipótese de que os pianistas que foram percebidos como tendo um maior nível de expertise foram capazes de expressar suas emoções de maneira mais clara a seus ouvintes do que os pianistas não experts. Os resultados foram discutidos com a Teoria Geral da Expertise, proposta por Anders Ericsson. Abstract: Emotional expression is a dimension of musical expertise, which refers to the musician's ability to express emotions to their listeners. The purpose of this research was to investigate the influence of the perception of the pianist's expertise on the expression of emotions in the context of Brazilian Instrumental Popular Music. A comparative study was carried out in two phases: in the first one (pre-test), 97 volunteer listeners rated emotions they perceived while listening to seven musical excerpts with acoustic cues (e.g. mode, tempo, dynamics, articulation etc.) related to the expression of happiness, sadness, tranquility or anger. At the end of the pre-test phase, the three most significant musical excerpts of each emotional expression were selected. In the second phase (test), 112 volunteer listeners evaluated the musical excerpts selected during the pre-test phase, but presented in two versions: the NE version, with excerpts performed by piano students (non-experts), and the EX version, with excerpts performed by expert pianists. For each emotion investigated, a regression analysis was conducted to compare the emotional responses of the listeners, the expertise being the independent variable and emotions being the dependent variable. Results showed that statistically significant differences were found between the two groups of musical excerpts for all investigated emotions. Moreover, it was possible to confirm the hypothesis that pianists who were perceived as having a higher level of expertise were able to express their emotions more clearly to their listeners than non-expert pianists. These results were discussed with the General Theory of Expertise, proposed by Anders Ericsson.
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