Narrativa autobiográfica da experiência docente : ensino de Biologia para alunos autistas
Resumo
Resumo : As narrativas autobiográficas são uma forma de investigação que possibilitam inúmeras reflexões diante das interações sociais que circundam a formação profissional docente. Portanto o objetivo do trabalho foi relatar por meio da narrativa de uma professora em formação no ensino de Biologia, as dificuldades enfrentadas ao se deparar em sala de aula com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Inicialmente o texto aborda informações fundamentais a respeito da legislação inclusiva e aspectos cognitivos dos jovens autistas. Em seguida discorre sobre as experiências vivenciadas desde o processo de escolarização até o ensino superior, que são pontos fortes da reflexão, visto que essas fazem parte da construção do perfil profissional. Com base na teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, proposta por Vygotsky, juntamente com os benefícios do trabalho colaborativo, busco atrelar as narrativas autobiográficas as tentativas de desenvolver uma atividade que estabeleça não apenas a compreensão do conteúdo, mas também que propiciem a interação social favorecendo a inclusão.
Collections
- Licenciatura [83]