dc.contributor.advisor | Beninca, Wilson de Aguiar, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Engenharia de Energia | pt_BR |
dc.creator | Villas Bôas, Victor Augusto Pansanato | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T20:05:35Z | |
dc.date.available | 2023-11-29T20:05:35Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85345 | |
dc.description | Orientador: Wilson de Aguiar Beninca | pt_BR |
dc.description | Coorientador: | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Engenharia de Energia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma bancada didática para o ensino e pesquisa em refrigeração por compressão de vapor. Essa bancada proporciona aos alunos uma experiência prática e aprofunda seus conhecimentos teóricos nessa área. A bancada foi cuidadosamente projetada para simular um sistema de refrigeração real. Ela integra componentes essenciais, tais como compressor, condensador, evaporador, válvula de expansão e instrumentação para medição de variáveis como temperatura e pressão. O desenvolvimento do projeto foi realizado em três etapas principais: projeto, construção e testes. Na etapa de projeto, foram estabelecidos os requisitos e especificações da bancada. Selecionaram-se os componentes ideais e elaboraram-se os desenhos técnicos e diagrama elétrico necessários. Todos esses detalhes foram minuciosamente planejados para garantir o pleno funcionamento e eficiência do sistema projetado. Na etapa de construção, os processos de montagem, soldagem, pintura, instalação dos componentes e conexões elétricas foram executados com precisão e cuidado, visando a máxima qualidade e segurança da bancada. Na etapa de testes, foram realizados os cálculos de superaquecimento, subresfriamento e o cálculo do COP (coeficiente de desempenho) da bancada, obtendo um valor de eficiência da segunda lei da termodinâmica de 5,33%. De forma geral, a bancada mostrou-se útil e adequada para demonstrar, de forma didática, o funcionamento do ciclo de refrigeração por compressão de vapor | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Refrigeração | pt_BR |
dc.subject | Vapor | pt_BR |
dc.subject | Educação - Experiências | pt_BR |
dc.title | Bancada diática de refrigeração por compressão de vapor | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |