O desafio da educação 4.0 : a busca pela formação do discente da era digital utilizando recursos computacionais
Resumo
Resumo : Com a evidente crescente evolução científica e avanço tecnológico das últimas duas décadas, tornou-se comum encontrar, equipamentos e componentes de robótica nos ambientes educacionais de todo o Brasil. Neste contexto, este estudo explora o impacto no aprendizado dos discentes após a aplicação de aulas multidisciplinares que integraram as necessidades da indústria e da agricultura com os processos de ensino de computação para o desenvolvimento de um sistema para automação da irrigação de um parreiral de uvas localizado na Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Para tal feito, este trabalho buscou alternativas de inserir automação utilizando Arduino na formação docente nas disciplinas de Introdução à Lógica e Algoritmos e Estruturas de Dados do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal do Paraná através do desenvolvimento de atividades que atendesse alguma demanda de solução tecnológica da comunidade acadêmica da UFPR do Setor Palotina no Paraná