Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHonesko, Vinícius Nicastro, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorAndrade, Leonardo Bento dept_BR
dc.date.accessioned2023-11-24T20:52:17Z
dc.date.available2023-11-24T20:52:17Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85213
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Vinícius Nicastro Honeskopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 30/08/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: História, Cultura e Sociedadept_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho analisa a apropriação da figura do gravador mexicano José Guadalupe Posada feita por um grupo de profissionais ligados ao Estado mexicano durante o século XX. Financiados pelo governo para estabelecer as bases ideológicas da nova república que se fundava após a Revolução Mexicana de 1910, esses grupos se organizaram em torno das políticas governamentais de fomento cultural iniciadas no governo do Presidente Álvaro Obregón. O Secretário de Educação Pública, José Vasconcelos, foi o principal responsável pela formação desses grupos, que buscaram promover um novo momento no país através das suas raízes pré-colombianas. Para isso, a figura e a obra de Posada foram tomadas como exemplos de uma arte popular genuinamente mexicana. Ao desconstruir as narrativas propagandísticas que exaltaram a originalidade e singularidade de Posada, revelamos a complexidade da sua produção, através do cruzamento de parte dela com obras de distintas épocas e lugares, e demonstramos como as qualidades atribuídas a ele a partir de 1920 não são necessariamente adequadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work analyzes the appropriation of the figure of the Mexican engraver José Guadalupe Posada by a group of professionals associated to the Mexican State during the 20th century. Financed by the government to establish the ideological foundations of the new republic that was founded after the Mexican Revolution of 1910, these groups were organized around government policies to promote culture initiated during the government of President Álvaro Obregón. The Secretary of Public Education, José Vasconcelos, was primarily responsible for forming these groups, which sought to promote Mexican culture and indicate the beginning of a new era in the country based on its pre-Columbian roots. For this, Posada's figure and work were taken as examples of genuinely Mexican popular art. By deconstructing the propagandistic narratives that exalt Posada's originality and uniqueness, we reveal the complexity of his production, by crossing part of it with works from different times and places, and demonstrate how the qualities attributed to him from 1920 onwards are not necessarily suitable.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPosada, José Guadalupe, 1852-1913pt_BR
dc.subjectGravurapt_BR
dc.subjectArte mexicanapt_BR
dc.subjectMexico - História - Revolução, 1910-1920pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleJosé Guadalupe Posada e o México do século XX : a instrumentalização da arte no contexto pós-revolucionáriopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples