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dc.contributor.otherSchreiner, Marcos Antonio, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Computaçãopt_BR
dc.creatorGil, Fabio Henriquept_BR
dc.date.accessioned2023-11-24T20:51:36Z
dc.date.available2023-11-24T20:51:36Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85212
dc.descriptionOrientador : Marcos Antonio Schreinerpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Curso de Graduação em Computação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho aborda o desenvolvimento e a avaliação de um Sistema Tutor Inteligente (STI) a ser utilizado no ensino de Equivalência Lógica Proposicional, usufruindo de tecnologias na área da Inteligência Artificial (IA), aplicadas 'a Educação. A usabilidade do STI desenvolvido é baseada na soluçãoo de desafios, provendo feedbacks personalizados, paralelos ao progresso do aluno. Porém, a principal característica do sistema é levar em conta a individualidade do aluno no que se refere ao ritmo e a forma com que ele aprende, de modo que o software poderá trabalhar na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) do aprendiz, por meio de um grafo de conteúdos. A metodologia utilizada no trabalho é denominada Development Research, na qual buscamos a solução de um problema vivenciado em cursos de Computação. O STI - Lógica Livre foi submetido a uma série de testes e avaliações, com o intuito de validá-lo enquanto ferramenta educacional, tais avaliações consistem em (i) avaliação por especialistas nas áreas de Computação, Educação e Matemática; (ii) utilização do STI por um grupo de alunos de graduação, com pré e pós teste (sendo pré teste antes da utilização e pós teste depois dela) para avaliar o desenvolvimento dos alunos; (iii) e uma avaliação do sistema pelos alunos utilizadores. Como resultado obtivemos uma melhora considerável no desempenho dos alunos que fizeram uso do software, além de considerações pertinentes nos questionários de avaliação. Ao fim da pesquisa, é possível afirmar que o STI - Lógica Livre contribuiu na aprendizagem dos alunos que o utilizaram.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComputaçao - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleSti - logica livre : um contributo à aprendizagem de equivalência lógica proposicional no âmbito do ensino superiorpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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