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    Desenvolvimento de sistema de apoio acadêmico: uma aplicação da lógica fuzzy na recomendação de disciplinas

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    R-G-DANIEL ANTONIO KARLING.pdf (9.205Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Karling, Daniel Antonio
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Na Educação Superior é de fundamental importância que cada estudante analise suas dificuldades e a adequação de se cursar cada disciplina, em relação à sua situação particular no curso, ao efetuar sua rematrícula. A fim de obter um bom aproveitamento e diminuir reprovações, devem ser considerados os pré-requisitos das disciplinas ofertadas, choques de horários e o tempo que será demandado para estudo extraclasse. Logo, percebe-se que cada decisão está inteiramente ligada a diversos fatores, o que torna a rematrícula uma tarefa de difícil análise. Face a esta realidade, surgiu o interesse em desenvolver uma pesquisa no âmbito de Trabalho de Conclusão de Curso -TCC, do curso de Licenciatura em Computação, cujo objetivo é criar uma solução computacional para apoio acadêmico que possa apresentar uma sugestão apropriada de matrícula com base no desempenho do aluno e nas disciplinas restantes para a conclusão do curso. Averiguou-se, mediante aplicação de questionários, que há dificuldades durante o processo de rematrícula por parte de alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina. Apesar da instituição contar com o Programa de Orientação Acadêmica (POA), cuja finalidade é orientar o aluno em sua trajetória na universidade, assim como auxiliá-lo na seleção de disciplinas para cada semestre, torna-se inviável ações individuais e personalizadas, dado o grande número de estudantes em um curso. Sendo assim, o software proposto pode se tornar um contributo ao integrar-se ao POA e demais programas que visem auxiliar os estudantes. Para o desenvolvimento da soluçãoao computacional, utilizou-se a Lógica Fuzzy, devido a sua capacidade de operar em cenários imprecisos, e a programaçãoo lógica, para a inferência sobre bases de conhecimento relacionadas aos pré-requisitos das disciplinas. A partir dessas técnicas de Inteligência Artificial, foi desenvolvido o software denominado Athena - Sistema para Recomendação de Disciplinas. Para orientar a presente pesquisa, utilizou-se princípios da metodologia Design-Based Research (DBR), por abordar a investigação de um problema, além de desenvolver e avaliar uma solução computacional, com envolvimento ativo entre teoria e pr'atica. Elencou-se, assim, a necessidade de validação do software concebido, realizada por especialistas da Computa¸c˜ao, Pedagogia e coordena¸c˜ao de cursos. Al'em disso, aplicou-se um teste com alunos dos cursos de Licenciatura em Computac¸˜ao e Ciˆencias Biolo'gicas, utilizando-se o software Athena, constatando-se uma rela¸c˜ao entre o desempenho do estudante e a recomenda¸c˜ao oferecida durante a intera¸c˜ao com o software, o que demonstrou a adequa¸c˜ao dos resultados. Ademais, percebeu-se grande aprova¸c˜ao, por parte dos especialistas, quanto 'a relevˆancia e qualidade da soluc¸˜ao apresentada.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85209
    Collections
    • Computação (Palotina) [7]

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