Morfologia urbana e patrimônio : os caminhos antigos de Curitiba-PR
Resumo
Resumo : As cidades são resultado da espacialização de relações sociais, culturais e econômicas, correntes ao longo do tempo. Desta forma, tornam-se identificáveis na paisagem urbana a coexistência de diferentes urbanizações que contribuem para a qualidade espacial através de conjuntos dinâmicos, não padronizados que, no entanto, se harmonizam. Estes aspectos espaciais têm sido comumente tratados de forma equivocada, deixando que posturas mercadológicas tomem a frente do planejamento e atuem unicamente em função da otimização do solo urbano, deixando de relevar aspectos ambientais e sociais do meio. Levantadas estas questões, o presente estudo centra-se no campo de discussão da morfologia urbana, e parte do objetivo de possibilitar a construção de uma imagem mais completa da paisagem, mediante a identificação na forma urbana de diferentes períodos do processo de consolidação do município de Curitiba. Para isto, foram realizadas revisões bibliográficas referentes ao tema da morfologia urbana, da preservação do patrimônio cultural e das posturas de planejamento correntes, com enfoque em áreas consolidadas. As discussões levantadas embasaram a análise específica da área de estudo, conformada por cinco eixos viários delimitados a partir de mapas datados até o final do século XIX. Utilizou-se de fontes bibliográficas e iconográficas através das quais se pôde traçar um panorama da evolução da cidade, a partir de seu núcleo de fundação. Na sequência foram realizados levantamentos in loco que permitiram uma imersão nas características históricas, ambientais e arquitetônicas de cada um dos eixos, e apontaram as potencialidades e deficiências dos mesmos. O diagnóstico realizado permitiu verificar a preponderância do uso comercial, o domínio do automóvel sobre os pedestres e a degradação de áreas como a Rua Barão do Rio Branco, com inúmeros imóveis subutilizados. No entanto, constatou-se um potencial de qualidade urbana latente, pela presença de referência histórica, de conjuntos edificados, de uma escala compatível ao pedestre e de concentração de usuários. Como produto final desta etapa de estudo estruturou-se um Plano de Ação de será aplicado sobre o Eixo 5 – Rua Barão do Rio Branco; Rua Riachuelo; e Rua João Gualberto. Estas ações visam reforçar o potencial espacial de forma integrada às políticas de incentivo habitacional e a inserção da população local nas ações patrimoniais
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- Arquitetura e Urbanismo [297]