Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBueno, Roberto Eduardo 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentávelpt_BR
dc.creatorNogueira, Lígia Panhozi de Camargopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-23T16:20:13Z
dc.date.available2023-11-23T16:20:13Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85141
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Roberto Eduardo Buenopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Matinhos, 02/06/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 91-102pt_BR
dc.description.abstractResumo: Ao longo dos anos, as concepções de trabalho vêm passando por constantes transformações. O trabalho docente tem um papel importante para a nossa sociedade, constitui-se em, além de ensinar os conteúdos programados, mobilizar e socializar a população por meio da escola e contribuir para o desenvolvimento sustentável e saudável deste território de abrangência da comunidade escolar. A qualidade de vida está relacionada aos fatores que influenciam o dia-a-dia dos indivíduos, referindo-se à satisfação física, psicológica e social, bem como à percepção do indivíduo em relação a sua posição na vida, contexto cultural e sistema de valores e expectativas que permitam uma visão ampliada sobre as condições de saúde. O objetivo deste trabalho foi analisar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) com enfoque nas dimensões da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de docentes para a promoção do desenvolvimento territorial sustentável e saudável. A metodologia desse estudo se caracteriza como uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva por meio da análise de conteúdo do documento oficial da PNSTT, através do software QDA Miner Lite® e revisão bibliográfica integrativa investigada por meio da plataforma Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e portal da CAPES, totalizando 46 artigos completos selecionados com recorte temporal (de 2011 à 2021). Os resultados da revisão integrativa revelaram que as pesquisas têm demonstrado interesse em temas da QVT de professores do ensino básico de instituições públicas. Os instrumentos mais utilizados são: Whoqol-bref, questionário semiestruturado e o questionário de auto relato (SRQ-20). No que diz respeito aos aspectos relacionados à saúde e QVT das/dos docentes, observa-se impactos negativos nos domínios: físico, meio ambiente, presença da disfonia da voz, emocional e burnout nas/nos docentes do ensino básico. Na análise de conteúdo da PNSTT, resultou-se na prevalência das categorias da QVT: saúde dos trabalhadores 48,8% (f=123) e Meio Ambiente 11,9% (f=30). Desta forma, o estudo buscou se aprofundar na investigação da QVT e da PNSTT direcionadas ao trabalho docente para que se possa pensar, planejar estratégias e ações comunitárias e de políticas públicas, de forma a interagir entre si e se materializar, ao longo do tempo, em resultados que visam atingir o desenvolvimento local e regional, para uma boa QVT docente e a melhora nos respectivos domínios da QV para a promoção da saúde pública/coletiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Over the years, the conceptions of work have been undergoing constant transformations. The teaching work has an important role for our society, it consists of, in addition to teaching the programmed contents, mobilizing and socializing the population through the school and contributing to the sustainable and healthy development of this territory covered by the school community. Quality of life is related to factors that influence individuals' daily lives, referring to physical, psychological and social satisfaction, as well as the individual's perception of their position in life, cultural context and value system. and expectations that allow a broader view of health conditions. The objective of this study was to analyze the National Policy on Workers' and Workers' Health (PNSTT) with a focus on the dimensions of the Quality of Working Life (QWL) of professors to promote sustainable and healthy territorial development. The methodology of this study is characterized as an applied, exploratory, descriptive research through the content analysis of the official PNSTT document, through the QDA Miner Lite® software and integrative bibliographic review investigated through the Virtual Health Library (VHL) platform and CAPES portal, totaling 46 complete articles selected with a temporal cut (from 2011 to 2021). The results of the integrative review revealed that research has shown interest in QWL topics for basic education teachers in public institutions. The most used instruments are: Whoqol-bref, semistructured questionnaire and self-report questionnaire (SRQ-20). With regard to aspects related to the health and QWL of teachers, negative impacts are observed in the domains: physical, environment, presence of voice dysphonia, emotional and burnout in/on teachers of basic education. The content analysis of the PNSTT resulted in the prevalence of the QWL categories: workers' health 48.8% (f=123) and Environment 11.9% (f=30). In this way, the study sought to delve deeper into the investigation of QWL and PNSTT directed to teaching work so that one can think, plan strategies and community actions and public policies, in order to interact with each other and materialize, over time, in results that aim to achieve local and regional development, for a good teaching QWL and improvement in the respective domains of QL for the promotion of public/collective health.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titlePolítica de saúde da trabalhadora e do trabalhador para o desenvolvimento territorial sustentável e saudável : análise e revisão integrativa da qualidade de vida do trabalho docentept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples