Definição de estratégias para aquisição de materiais por meio da aplicação da matriz de kraljic : estudo de caso em indústria de pequeno porte do ramo de automação
Resumo
Resumo: É possível notar que, de algumas décadas para cá, a área de suprimentos vem se movimentando no sentido de ocupar uma posição mais estratégica dentro das organizações, tanto de pequeno quanto de grande porte. Esta necessidade ficou ainda mais evidente após a pandemia de Covid 2019, quando companhias dos mais diversos segmentos sofreram com queda da demanda, parada de produção, posteriormente com desabastecimento e escassez de matéria prima, seguidos de um grande desequilibro entre oferta e demanda. Utilizando como estudo de caso uma indústria de pequeno porte da área de automação, o presente trabalho tem como objetivo tornar a área de compras da empresa um setor mais estratégico e menos operacional. Considerando como base de dados o histórico de compras do ano de 2022, foram aplicadas duas ferramentas, a Matriz de Kraljic e a Curva ABC, que possibilitaram a identificação dos itens que representam um maior impacto nas despesas financeiras, os itens que têm potencial para otimização de ganhos, insumos que não necessitam de grande atenção ou empenho por parte do comprador e também itens críticos, que podem botar em risco o curso da produção. A partir destes resultados, foram definidas estratégias de aquisição para cada grupo de material. Elas devem atuar como um direcionamento para tratativa de futuras negociações, otimizando tempo, reduzindo o risco de desabastecimento e mostrando que o setor de compras não é apenas uma fonte de despesa, mas também é capaz de gerar lucro. Esta pesquisa se mostra relevante não apenas por questões de interesse do objeto do estudo de caso (como o desenvolvimento do setor de compras, melhoria nos resultados da área e impacto no posicionamento de mercado devido ao aumento da competitividade da empresa), este trabalho também tem a função de agregar à bibliografia já existente, uma vez que, pouco se fala a respeito da influência do modelo de produção make to order (MTO) na área de suprimentos. Abstract: It is possible to notice that, for a few decades now, the supply department has been moving towards occupying a more strategic position in the companies, both small and large organizations. This need became even more evident after the Covid 2019 pandemic, when companies from all segments were affected by low demand, production stops, raw materials shortages, followed by an imbalance between supply and demand. Using a small industry in the automation segment as a case study, the present monography aims to make the company's purchasing department more strategic and less operational. Considering the 2022’s purchase history as database, two tools were applied, the Kraljic Matrix and the ABC Curve. With them, it was possible to identify the items that represent a greater impact on expenses, the items which have potential for optimizing gains, items that do not demand too much the buyer’s attention and also critical items that can stop production. With these results, acquisition strategies were defined for each material group, which must be used as a guideline for next business, optimizing time, reducing the risk of shortages, and proving that the supply department is not only a source of expenses, but is also capable of generating profit. This research proves to be relevant not only for issues of interest to the company selected for the case study (as the development of the purchasing department, improvement in the buyer’s results and impact on the market positioning due to the increase in the company's competitiveness), this work also has the function of adding to the existing bibliography, since little is said about the influence of the make to order (MTO) production system in the supply area.