Papel do compras em sustentabilidade
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Barbosa, Leandra Aguiar Bortolazzo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Este projeto visa incluir o setor de Compras, que é origem de todas as compras na organização, como área de filtro para inserir no processo uma etapa que avalia, minimiza, questiona, cria alternativas e mensura impactos ambientais com finalidade de mitigá-los. O objetivo foi exemplificar através desse estudo que é possível nivelar a cobrança pela acuracidade de orçamento no mesmo nível de importância da necessidade de apontar itens poluentes para operação e estudar estratégias para substitui-los ou até mesmo, minimizar seu uso. Esse estudo foi possível a partir da análise do insumo, com envolvimento das áreas atuantes e acompanhamento dos testes e possibilidade de substituição. Nessa proposta, cada área, juntamente com setor responsável pela gestão ambiental, deve apontar o maior ofensor ao meio ambiente que necessita para cumprir suas metas e perspectivas para o ano em exercício. Assim, o setor de Compras atua em cada área focado em apresentar alternativas para cada item previamente apontado pelo cliente interno. Após aplicação do método e acompanhamento foi notado que é possível a aderência do metido, desde que haja engajamento das equipes e principalmente da alta gestão Abstract: This project aims to include the Purchasing sector, which is the origin of all purchases in the organization, as a filter area to insert a step in the process that evaluates, minimizes, questions, creates alternatives and measures environmental impacts in order to mitigate them. The aim was to exemplify through this study that it is possible to level the charge for budget accuracy at the same level of importance as the need to point out polluting items for operation and study strategies to replace them or even minimize their use. This study was possible from the analysis of the input, with the involvement of the active areas and monitoring of the tests and possibility of replacement. In this proposal, each area, together with the sector responsible for environmental management, must point out the biggest offender to the environment that it needs to meet its goals and perspectives for the current year. Thus, the Purchasing sector operates in each area focused on presenting alternatives for each item previously pointed out by the internal customer. After application of the method and follow-up, it was noted that the commitment of the involved is possible, provided that there is engagement of the teams and mainly of the top management.