Análise do ensino de física para surdos através da teoria da aprendizagem significativa
Resumo
Resumo: Diante uma sociedade com várias características e culturas, existe um grupo que se destaca pela linguagem diferenciada e que leva à curiosidade das pessoas ao redor. Muitas vezes confundida com gestos ou mímica, mas que quando se é estudada com mais profundidade aprende-se que não é nem um e nem outro e sim, que os movimentos das mãos são caracterizados como sinais. A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é reconhecida como a primeira língua do sujeito surdo, mas mesmo assim alunos surdos se deparam com uma realidade difícil quando entram em escolas da educação básica, onde muitas vezes a comunicação é falha. Segundo esse panorama, é notável o despreparo que os professores de diversas áreas enfrentam na hora de exercer sua profissão de educador. A partir de um decreto brasileiro aprovado em 2005, a LIBRAS foi inserida de maneira obrigatória nos cursos de licenciatura, com o intuito de promover a ampliação dos futuros docentes a refletirem sobre uma nova perspectiva, de uma cultura com um tipo de linguagem e percepção de mundo diversas. A partir do conhecimento sobre a cultura e identidade surda, através de aspectos sociais e históricos que fizeram parte do desenvolvimento desse grupo que ainda luta pelos seus ideais, serão analisadas contribuições na literatura sobre como o referencial teórico proposto por Ausubel, a TAS (Teoria da Aprendizagem Significativa), poderia auxiliar no ensino de alunos surdos e inspirar novos trabalhos na área de educação para surdos. Como foi constatado no estudo da arte de Picanço, Andrade, Netto, Geller (2021) ainda há
muitos pontos em aberto, principalmente quando se trata do ensino de Ciências da Natureza. Ao final da reflexão, será constatado que o reconhecimento do sujeito surdo é a essência para a compreensão de uma identidade consolidada levando em consideração os aspectos históricos e sociais no desenvolvimento da aprendizagem e entendendo que a LIBRAS está inserida nesse contexto de percepção Abstract: Faced with a society with various characteristics and cultures, there is a group that stands out for its differentiated language and that leads to the curiosity of the people around it. Often confused with gestures or mimicry, but when it is deeply studied, it is noticed that it is neither one nor the other, but that hand movements are characterized as signs. LIBRAS (Brazilian Sign Language) is recognized as the first language of the deaf person, but even so deaf students face a difficult reality when they enter basic education schools, where communication is often flawed. According to this panorama, the lack of preparation that teachers from different areas face when exercising their profession as an educator is remarkable. From a Brazilian decree approved in 2005, LIBRAS was inserted in a mandatory way in major courses with a degree in Teaching, in order to promote the expansion of future teachers to reflect on a new perspective, of a culture with a type of language and perception of a different world. From the knowledge about deaf culture and identity, through social and historical aspects that were part of the development of this group that still fights for its ideals, contributions in the literature will be analyzed on the theory proposed by Ausubel, the TAS (Theory of Meaningful Learning), could help in the teaching of deaf students and inspire new study in the area of education for the deaf. Since, as observed in the study of art by Picanço, Andrade, Netto, Geller (2021), there are still many open points, especially when it comes to teaching Natural Sciences. At the end of the reflection, it is verified that the recognition of the deaf subject is the essence for the understanding of a consolidated identity, taking into account the historical and social aspects in the development of learning and understanding that LIBRAS is inserted in this context of perception
Collections
- Física [46]