Ensino de zoologia: a utilização de blocos de resina em estudos de caso envolvendo artrópodes
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo compreender as contribuições de estudos de caso e blocos de resina em uma sequência didática para o ensino de artrópodes, para tanto utiliza-se da metodologia de pesquisa participante. O trabalho foi realizado em 2022 com alunos de segundo ano de ensino médio. A biologia é uma ciência presente em nosso cotidiano, entretanto, nota-se uma grande dificuldade no ensino da zoologia, sobretudo, nas aulas práticas, pela falta de acesso ao material biológico. Esse trabalho propõe uma sequência didática com estratégia de estudos de caso, além de oferecer uma alternativa para os professores que pretendem montar uma coleção entomológica. O trabalho foi realizado em um colégio particular na cidade de Palotina PR, em conjunto com o estágio obrigatório no ensino de biologia. Foram planejados cinco estudos de caso distintos, sendo um para cada grupo. Foram três encontros totalizando seis horas/aula. A estratégia demonstrou maior motivação e interesse dos alunos, o que facilita os processos de ensino e aprendizagem
Collections
- Licenciatura [86]