Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKoehler, Marlus, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Físicapt_BR
dc.creatorBuiar, Lucas Emersonpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-20T15:09:54Z
dc.date.available2023-11-20T15:09:54Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84994
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marlus Koehlerpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Físicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho acadêmico tem como objetivo elaborar uma estratégia facilitadora no processo ensino-aprendizagem, através da utilização da História da Física e modelos computacionais com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Implementar a utilização destes recursos é fundamental para a aprendizagem significativa dos alunos. Ressalta-se a importância do enfoque CTSA perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científicotecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTSA têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional. Considerando as diferentes possibilidades de explorar o tema "produção de energia elétrica através da energia solar", procuramos refletir sobre em que medida as análises realizadas sobre este tema, poderiam ser recontextualizadas em conteúdos escolares. Assim, foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática em uma turma do 2° ano do ensino médio, utilizando como recurso didático: papel impresso, material para projeção e o simulador de ciências, Phet simulations, que foi disponibilizado pela universidade de Colorado. Finalizamos esse trabalho com a análise da aplicação juntamente com as dificuldades encontradas e melhorias a serem implementadas visando uma aula mais perto do idealpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This academic work aims to elaborate a facilitating strategy in the teachinglearning process, through the use of the History of Physics and computer models focusing on Science, Technology, Society and Environment. Implementing the use of these resources is fundamental for students' meaningful learning. The importanceof the CTSA approach is emphasized in the face of critical and reflective questioning about the scientific-technological and social context and, especially, its relevance to high school. The assumptions of the CTSA movement have expanded throughoutBrazilian society, especially in the educational area. Considering the different possibilities of exploring the theme "production of electricity through solar energy", we tried to reflect on the extent to which the analyses performed on this theme couldbe recontextualized into school learning contents. Thus, a didactic sequence wasdeveloped and applied in a 2nd year high school class, using educational resources such as: printed paper, projection material and a science simulator, Phet simulations, that was provided by the University of Colorado. We end this work with an analysis of the application along with the difficulties encountered and improvements to be implemented in order to have a class closer to the idealpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnergia eletrica - Produçãopt_BR
dc.subjectEnergia solarpt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino do efeito fotoelétrico utilizando o enfoque CTSpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

No Thumbnail [100%x80]

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples