Os projetos internacionais para o ensino de física e o financiamento estrangeiro para a educação brasileira entre as décadas de 1960 e 1970 : um olhar a partir das atas do primeiro SNEF
Resumo
Resumo : O presente teve como objetivo compreender as relações entre os financiamentos estrangeiros para a educação brasileira, os acordos MEC-USAID, entre as décadas de 1960 e 1970, e os projetos internacionais para o Ensino de Física trazidos ao Brasil, na mesma época, e como professores e pesquisadores em Ensino de Física lidavam com estas relações, por meio da análise de trabalhos publicados em eventos e periódicos da área, e da análise das Atas do primeiro Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). Para atingir tal objetivo, o trabalho foi dividido em duas partes. Na primeira parte analisou relação entre os acordos MEC-USAID e o ensino de Ciências nas décadas de 1960 e 1970, mais especificamente, o ensino de Física no Brasil. Para isso fez-se uma revisão bibliográfica de trabalhos que abordavam o período compreendido entre as décadas de 1960 e 1970 e analisou-se trabalhos de ensino de Física, publicados em congressos e periódicos da área, que se propuseram a estudar o período ou os projetos nele desenvolvidos, como o Physical Science Study Committee (PSSC), o Projeto Harvard, o projeto Nuffield e o Introductory Physical Study (IPS). Buscou-se menções ou críticas ao fato de os projetos internacionais terem sido adotados num momento em que o Brasil assinalava sua dependência ao capitalismo internacional. Na segunda parte desenvolveu-se uma análise documental da ata do primeiro Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), que contém a transcrição de todas as discussões que ocorreram no simpósio, com o objetivo de entender como pensava a comunidade de ensino de Física na época e analisar que relações e reflexões eram feitas entre os acordos internacionais para a educação brasileira, os chamados acordos MEC-USAID, e os projetos internacionais de ensino de Física aplicados no Brasil. Constatou-se que a maior parte dos trabalhos e discussões analisadas se concentram na parte pedagógica de tais projetos e pouco se discute as relações sobre o contexto dependente do Brasil com relação aos Estados Unidos da América no que diz respeito à educação no período estudado, sem que fossem feitas elaborações mais complexas que levam em conta os contextos geopolíticos e socioeconômicos da época. Abstract: The present study aimed to understand the relationships between foreign funding for Brazilian education, the MEC-USAID agreements between the 1960s and 1970s, and the international projects for Physics Teaching brought to Brazil at the same time, and how professors and researchers in Physics Teaching dealt with these relationships, through the analysis of papers published in events and periodicals in the area, and the analysis of the Minutes of the first National Symposium on Physics Teaching (SNEF). To achieve this objective, the work was divided into two parts. The first part analyzed the relationship between the MEC-USAID agreements and Science teaching in the 1960s and 1970s, more specifically, Physics teaching in Brazil. For this, a bibliographical review was carried out of works that approached the period between the 1960s and 1970s and analyzed works of Physics teaching, published in congresses and periodicals of the area, that proposed to study the period or the projects developed in it, such as the Physical Science Study Committee (PSSC), the Harvard Project, the Nuffield project and the Introductory Physical Study (IPS). We sought mentions or criticisms of the fact that international projects were adopted at a time when Brazil was signaling its dependence on international capitalism. In the second part, a documentary analysis of the minutes of the first National Symposium on Physics Teaching (SNEF) was carried out, which contains the transcription of all the discussions that took place at the symposium, with the aim of understanding how the Physics teaching community thought in time and analyze what relationships and reflections were made between the international agreements for Brazilian education, the so-called MEC-USAID agreements, and the international projects for teaching Physics applied in Brazil. It was found that most of the analyzed works and discussions focus on the pedagogical part of such projects and little is discussed about the relations on the dependent context of Brazil in relation to the United States of America with regard to education in the studied period, without that more complex elaborations be made that take into account the geopolitical and socioeconomic contexts of the time.
Collections
- Física [46]