dc.contributor.advisor | Hilger, Thaís Rafaela, 1982- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Física | pt_BR |
dc.creator | Gama, Denise Cristine Batista | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-17T20:37:05Z | |
dc.date.available | 2023-11-17T20:37:05Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84944 | |
dc.description | Orientadora: Professora Doutora Thaís Rafaela Hilger | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo deste trabalho é analisar como o uso de uma sequência didática, que utiliza as concepções prévias dos alunos como base para o desenvolvimento da disciplina e utiliza de construções, por parte dos alunos, do conhecimento, pode gerar uma aprendizagem significativa, potencializando o ensino e a base dos alunos para os próximos conteúdos. Tendo como enfoque metodológico a Teoria da Aprendizagem Significativa e a evolução conceitual como parâmetro para a análise dos resultados, foi constatado, com base em análises qualitativas dando ênfase em três pontos principais: evolução conceitual, uso da palavra referencial para definição do movimento e repouso e a fala e escrita dos alunos, que o presente trabalho gerou uma aprendizagem significativa nos alunos e os materiais produzidos foram potencialmente significativos para a construção dessa aprendizagem | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Movimento, planejamento e reflexão : uma sequência didática à luz da aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |