• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação da linguagem na divulgação científica : estudo de caso: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e o Laboratório Sirius

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G DENIS DE OLIVEIRA WIENER.pdf (1.510Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Wiener, Denis de Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A divulgação científica pode ter diversos objetivos, dentre eles: o educacional, o engajamento em uma causa cientifica e a prestação de contas para a população sobre o dinheiro investido em grandes projetos científicos. Para que essa divulgação da ciência seja eficaz, devemos entender os meios de comunicação que fazem essa divulgação, o contexto socioeconômico de quem recebe a divulgação científica e, além disso, a linguagem utilizada. A divulgação para fins educacionais deve entender a realidade do educando e os seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Para isso, neste trabalho faremos um estudo de caso da linguagem da divulgação científica educacional utilizada pelos produtores de conteúdo da TV Cultura na década de 1990 no Brasil. Já a divulgação científica de engajamento será analisada através da linguagem utilizada na campanha de vacinação nas décadas de 1980/1990, que ajudou a erradicar a poliomielite no Brasil. Essas análises citadas anteriormente são a base para o estudo principal que envolve o ensino de física. Nesse estudo principal analisaremos como se deu a linguagem de divulgação científica na construção do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron nas décadas de 1980/1990 e como essa mesma linguagem se deu na divulgação do novo Laboratório Sirius
     
    Abstract: Scientific dissemination can have several objectives. We can mention: education, engagement in a scientific cause and accountability to the population for the money invested in large scientific projects. For this dissemination of science to be effective, we must understand the media that make this dissemination, the socioeconomic context of those who receive the scientific dissemination and, in addition, the language used. Disclosure for educational purposes must understand the reality of the student and their prior knowledge on the subject. For this, in this work we will make a case study of the language of educational science communication used by TV Cultura content producers in the 1990s in Brazil. The scientific dissemination of engagement will be analyzed through the language used in the vaccination campaign in the 1980s/1990s, which helped to eradicate polio in Brazil. These analyzes cited above are the basis for the main study involving the teaching of physics. In this main study, we will analyze how the language of scientific dissemination took place in the construction of the National Synchrotron Light Laboratory in the 1980s/1990s and how this same language occurred in the dissemination of the new Sirius Laboratory.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84942
    Collections
    • Física [46]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV