O ensino de cores : desenvolvimento de uma atividade online para alunos com transtorno do espectro autista (TEA)
Resumo
Resumo : A educação é um direito constitucional e deve ser garantido a todas as pessoas em idade escolar, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Este trabalho tem como objetivo selecionar tecnologias e metodologias diferenciadas como forma de auxílio no processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e dos demais alunos, e desenvolver, a partir delas, uma sequência de atividades sobre conteúdo cores, desde a criação do material até o desenvolvimento. Para esse desenvolvimento levou-se em consideração o cenário atual que se utilizou dos estudos remotos que aconteceram devido à pandemia do Covid-19. Com base na literatura, busca-se desenvolver atividades mais objetivas e ricas em imagens para enriquecer e potencializar o processo de aprendizagem tanto de estudantes com necessidades específicas quanto dos estudantes típicos, ditos sem necessidades especificas. Tal pesquisa justifica-se pela importância da educação especial e inclusiva, e também pelo fato de ainda existirem poucos materiais educacionais que auxiliem os professores para o ensino inclusivo de Física, materiais estes que possibilitariam uma melhor aprendizagem aos alunos com TEA no ensino médio. O grupo de estudo compõe-se de seis alunos, quatro típicos e dois diagnosticados com TEA, como parte do estudo piloto. Para verificar o processo de aprendizagem destes estudantes, criou-se um formulário online composto inicialmente por perguntas para investigação do conhecimento prévio. Em seguida, como parte das perguntas do formulário, é requisitada a utilização de dois simuladores já existentes na rede de computadores (internet), e traz-se orientações para que os estudantes os utilizem e construam seu próprio conhecimento através da atividade desenvolvida. Ao fim do formulário, apresenta-se um questionário avaliativo para analisar se houveram e quais foram as mudanças no processo de aprendizagem. De acordo com os dados obtidos no estudo piloto, pode-se considerar atividade bem-sucedida uma vez que os alunos conseguiram responder as perguntas corretamente, e sugere-se que sejam feitas algumas modificações no formulário para aprimorar a ferramenta antes de sua utilização final Abstract: Education is a right backed by the Brazilian Constitution. It must be guaranteed to all people of school age, regardless of their physical, intellectual, social, emotional, linguistic or other conditions. This work aims to select differentiated technologies and methodologies as a way to assist in the learning process of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and other students, and to develop, from them, a sequence of activities on color content, from the creation of the material until development. For this development, the current scenario that used remote studies that happened due to the Covid-19 pandemic was taken into account. Based on the literature, we seek to develop more objective and image-rich activities to enrich and enhance the learning process of both students with specific needs and typical students, said without specific needs. Such research is justified by the importance of special and inclusive education, and also by the fact that there are still few educational materials that help teachers for the inclusive teaching of Physics, materials that would allow better learning for students with ASD in high school. The study group consists of six students, four typical and two diagnosed with ASD, as part of the pilot study. To verify the learning process of these students, an online form was created initially consisting of questions for the investigation of prior knowledge. Then, as part of the questions on the form, it is required to use two simulators that already exist on the computer network (internet), and guidelines are provided for students to use them and build their own knowledge through the activity developed. At the end of the form, an evaluative questionnaire is presented to analyze if there were and what were the changes in the learning process. According to the data obtained in the pilot study, it can be considered a successful activity once the students were able to answer the questions correctly, and it is
suggested that some modifications be made to the form to improve the tool before its final use
Collections
- Física [46]