Eletromagnetismo no ensino médio : uma sequência didática, à luz do perfil conceitual
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Data
2021Autor
Ohtuka, Augusto Kazuyoshi Romasanta
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Resumo : Bachelard, ao desenvolver sua epistemologia, propôs conceitos como perfil pistemológico (posteriormente generalizado para perfil conceitual, por Mortimer (1996)) e obstáculo epistemológico, e ambos os conceitos tornaram-se centrais em sua Filosofia. Esta epistemologia abre diversas possibilidades de estudos, desde reflexões sobre a sua teoria e também na formação de professores até elaborações de perfis conceituais sobre diferentes conceitos em diferentes disciplinas, como subsídio ao ensino. Este TCC visa a elaboração de um perfil conceitual sobre Eletromagnetismo, composto por 4 zonas (senso comum, empirismo, racionalismo simples e racionalismo abstrato), que serviu de base para o desenvolvimento de uma sequência didática de aproximadamente 13 aulas sustentada pela epistemologia bachelardiana e moldada conforme a metodologia construtivista e o enfoque de História e Filosofia da Ciência, a sua aplicação em duas turmas de 3o ano de Ensino Médio da rede pública que possibilitaram a verificação da existência do trânsito entre zonas de perfil conceitual Abstract: Bachelard, while developing his epistemology, proposed new concepts like epistemological profile (later generalized into conceptual profile, by Mortimer (1996)) and epistemological obstacle, in which both of them were made core in his Philosophy. This epistemology opens up many possibilities of study, from reflections about the theory itself and teachers education up to elaborations of conceptual profiles about different concepts under different subjects, as a teaching subsidy. This Capstone Project aims the development of conceptual profile about Electromagnetism, composed by 4 zones (common sense, empiricism, simple rationalism and abstract racionalism), that served as the basis for the development of an approximately 13 lessons long didactic sequence sustained by Bachelard’s epistemology and framed around the constructivist metodology and focused in History and Philosophy of Science, its application in two 11th grade classes in public High School and the possibility to verify the existence of the transit between conceptual profile zones
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- Física [46]