Os sinais específicos da libras na área da física : contribuições para a inserção educacional do surdo
Resumo
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância dos sinais específicos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para aulas de Física. A metodologia escolhida para a realização deste estudo se pautou na pesquisa com abordagem qualitativa, apoiando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa em termos de apropriação de conteúdo por meio da linguagem. A ferramenta utilizada para a coleta de informações/dados junto aos sujeitos envolvidos foi o questionário. Houve participação de 40 profissionais da área da educação de surdos, sendo eles: Professores Bilíngues; Professor e Instrutor de Libras; Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais; Professor de Sala de Aula Inclusiva. A lógica de sequências de respostas do questionário utilizado neste trabalho é baseada na construção de formulário estruturado em seções, que é o formato disponibilizado pela plataforma Google Formulários. Deste modo, este trabalho tem como proposta contextualizar as políticas públicas referentes a Educação Inclusiva e a Educação Bilíngue para Surdos; Investigar na literatura as discussões sobre os sinais específicos da Libras na área de Física; Identificar a contribuição dos sinais específicos para os profissionais que atuam no contexto de ensino de Física. Com este intuito, para a pesquisa bibliográfica buscou-se suporte em documentos oficiais e autores como Andreis-Witkoski, Filietaz, Moreira, Stadler, dentre outros. Os resultados obtidos demonstraram os sinais específicos como significativos e importantes para a inserção educacional do surdo. Além disso, foi identificada carência na criação de sinais específicos, sobretudo da área de Física, o que dificulta tanto o aprendizado e desenvolvimento pessoal do aluno surdo, quanto a atuação do profissional envolvido com o ensino de surdos. Sendo assim, concluiu-se que se faz necessária a criação e oficialização, por parte da comunidade surda, de novos sinais para a área da Física, sendo também importante a concentração dos sinais em uma base de dados de forma que facilite o uso dos sinais criados. Tendo em vista a importância do tema, sugere-se a realização de mais estudos, de forma que mais discussões possam ser ampliadas a partir do contexto educacional para surdos Abstract: This research aims to analyze the importance of specific signs of the Brazilian Sign Language for physics classes. The methodology chosen for this study was based on research with a qualitative approach, based on the theory of Meaningful Learning in terms of content appropriation through language. The tool used to collect information/data from the subjects involved was the questionnaire. There was the participation of 40 professionals of deaf education area, being: Bilingual Teachers; Teacher and Instructor of Libras; Translator and Interpreter of Sign Language; Inclusive Classroom Teacher. The logic of questionnaire response sequences used in this work is based on the construction of a form structured in sections, which is the format made available by the Google Forms platform. Thus, this work aims to contextualize public policies related to Inclusive Education and Bilingual Education for the Deaf; Investigate in the literature the discussions about the specific signs of Libras in the Physics area; Identify the contribution of specific signs for professionals working in the context of physics teaching. To this end, for bibliographic research, we sought support in official documents and authors such as Andreis-Witkoski, Filietaz, Moreira, Stadler, among others. The results obtained demonstrated the specific signs as significant and important for the educational insertion of the deaf. In addition, a lack was identified in the creation of specific signs, especially in the physics area, which hinders both the learning and personal development of deaf students, as well as the performance of the professional involved with the teaching of deaf people. Thus, it was concluded that it is necessary to create and formalize, by the deaf community, new signals for the area of Physics, being also important the concentration of signals in a database in a way that facilitates the use of the signals created. In view of the importance of the theme, it is suggested to conduct more studies, so that more discussions can be expanded from the educational context to the deaf
Collections
- Física [46]